Termina esta segunda-feira, dia 8 de agosto, a primeira fase do concurso de acesso.
Até ao momento, candidataram-se ao ensino superior mais de 58 mil alunos. Falta ainda conhecer os números das últimas 24 horas, mas este é já um dos anos mais concorridos de sempre. Nos últimos 25 anos, apenas em 2020 e 2021 houve números superiores.
De acordo com a Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), até à meia-noite do último domingo, dia 7 de agosto, tinham apresentado as suas opções de entrada no ensino superior cerca de 58.110 estudantes. Prevê-se que o total final ronde os 60 mil concorrentes.
Apesar do número de candidatos continuar a superar os níveis de procura pré-pandemia, conjetura-se que o total deste ano seja inferior ao dos dois últimos anos. Em 2021, candidataram-se cerca de 63.878 estudantes, enquanto que em 2020 foram 62.675.
Por parte das instituições de ensino superior havia expectativas de que o total de alunos a querer ingressar diminuísse. Não só por via dos indicadores demográficos, como também pela descida de notas nos exames nacionais. Para além disso, temia-se a concorrência do mercado de trabalho, que podia atrair jovens em idade para se candidatar.
Os estudantes que pretendem entrar no ensino superior no próximo ano ainda podem apresentar a sua candidatura até ao final desta segunda-feira, dia 8. O processo decorre exclusivamente online, na plataforma da DGES. Os resultados das colocações vão ser conhecidos dia 11 de setembro.