A residência vai ter lugar na antiga Fábrica Confiança.

O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, está convicto que as obras da nova residência universitária na antiga Fábrica Confiança vai começar em 2023. A obra é comparticipada a 100% pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o que se traduz em mais de 25 milhões de euros.

Em declarações à RUM, o presidente da Câmara confessou que “no próximo ano as obras estão obrigatoriamente em curso”, no entanto, o concurso de adjudicação da obra ainda está em progresso. Porém, este vai ser finalizado “até ao final do ano”. Ricardo Rio acrescentou que quem ganhar o concurso “depois do visto do Tribunal de Contas, poderá avançar com a construção no próximo ano”.

O autarca referiu que, à data, “o projeto base está concluído, faltando apenas as especialidades”. Contudo, a autarquia está a tentar avançar com o procedimento para “a obra poder avançar tão cedo quanto possível” uma vez que “o prazo são os próximos dois anos, para ser elegível em sede de PRR”, recordou o presidente.

Por fim, Ricardo Rio garantiu que o PRR vai comparticipar a obra em 100%, o que equivale a mais de 25 milhões de euros. A nova residência estudantil vai ter 700 novas camas, o que traduz “um dos maiores investimentos a nível nacional de dotação deste tipo de valência”, acrescentou o autarca.