Cameron Michelle Diaz nasceu a 30 de agosto de 1972 e, apesar de ter sido criada em Long Beach, corre-lhe pelo corpo sangue latino. Com ascendência hispânica, da parte do pai, a atriz conta, ainda, com antecessores germânicos, do lado da mãe.
Diaz estudou na Long Beach Polytechnic High School e foi durante o ensino secundário que embarcou no mundo da moda. Tinha apenas 16 anos de idade quando assinou um contrato com a Elite Model Management e, a partir desse momento, abriu caminho para grandes campanhas. Esta terça-feira, a modelo que se veio a tornar atriz comemora o seu 50º aniversário.
Antes da sua estreia em Hollywood, Diaz criou burburinho ao participar numa produção pornográfica, intitulada She’s No Angel. Dois anos após a filmagem, estreou no universo cinematográfico, com a longa-metragem de Chuck Russell, The Mask (A Máscara). No filme deu vida a Tina Carlyle, par romântico de Tyrell (Peter Greene) e eterna apaixonada por Stanley Ipkiss/The Mask (Jim Carrey). A sua prestação rendeu-lhe três nomeações para os MTV Movie & TV Awards, nas categorias de “Melhor Desempenho Inovador”, “Mulher mais Desejável” e “Melhor Sequência de Dança”.
Em 1995, Diaz embarcou num novo projeto, The Last Supper (O Último Jantar). O enredo da comédia centrou-se num grupo de liberais liderados por Jude, personagem interpretada pela atriz. Após um evento inusitado, os liberais decidem começar a convidar conservadores para as suas respetivas execuções.
No ano seguinte, a atriz fez parte de quatro projetos distintos. Começou o ano com a participação na série televisiva Space Ghost: Coast to Coast (Space Ghost: Costa a Costa) e, de seguida, integrou o elenco principal das comédias She’s the One (Aquela que Eu Quero), Feeling Minnesota (A Mulher do Meu Irmão) e Head Above Water (Amor Alucinante). No primeiro filme, passou por Heather Davis, de seguida, transformou-se em Freddie Clayton e, por fim, transmutou-se para Nathalie.
Cameron Diaz iniciou o ano de 1997 com o thriller Keys to Tulsa (Crime em Tulsa) e, seguidamente, integrou o elenco de duas comédias românticas, My Best Friend’s Wedding (O Casamento do Meu Melhor Amigo) e A Life Less Ordinary (Vidas Diferentes). Assim, voltou a ser nomeada para um MTV Movie + TV Award, na categoria de “Melhor Sequência de Dança”, partilhada, desta vez, com Ewan McGregor.
Por entre outras nomeações, a produção My Best Friend’s Wedding rendeu-lhe um Online Film & Television Association Award, na categoria de “Melhor Música – Música Adaptada”, um ALMA Award, pelo seu “Desempenho Individual Excecional num Papel de Crossover”, e um Blockbuster Entertainment Award, sendo considerada a “Coadjuvante Favorita num filme de Comédia”.
No ano seguinte, Diaz embarcou em mais quatro comédias, Fear and Loathing in Las Vegas (Delírio em Las Vegas), There’s Something About Mary (Doidos por Mary), Very Bad Things (Eram Todos Bons Rapazes) e Welcome to Hollywood (Bem-vindo a Hollywood). Com a segunda produção, recebeu uma dúzia de nomeações, das quais venceu cinco, incluindo um MTV Movie + TV Award, para “Melhor Performance Feminina”, um New York Film Critics Circle Award, para “Melhor Atriz”, e um American Comedy Award, para a “Atriz Principal Mais Engraçada”.
Sempre a pisar as subcategorias da comédia, em 1999, Diaz integrou o elenco da produção indie Man Woman Film e da fantasia Being John Malkovich (Queres ser John Malkovich?). Para além disso, aventurou-se no drama de desporto Any Given Sunday (Um Domingo Qualquer). No ano seguinte, fez parte do romance Things You Can Tell Just by Looking at Her e do filme de ação Charlie’s Angels (Os Anjos de Charlie). No blockbuster da Sony Pictures presenteou os espectadores com Natalie Cook, uma das investigadoras privadas da agência Townsend. Juntamente com Drew Barrymore (Dylan Sanders) e Lucy Liu (Alex Munday), deu continuidade à personagem no videojogo com o mesmo nome da produção e no filme Charlie’s Angels: Full Throttle (Os Anjos de Charlie: Potência Máxima).
Em 2001, Cameron Diaz manteve-se distante das comédias – com The Invisible Circus (O Circo Invisível) e Vanilla Sky -, excetuando quando decidiu aventurar-se no universo das dobragens. Assim, deu voz a Fiona no filme de animação Shrek, responsabilidade que assumiu em mais 10 produções – Shrek in the Swamp Karaoke Dance Vídeo (2001), Shrek: The Ghost of Lord Farquaad (2003), Shrek 2 e Far Far Away Idol (2004), Shrek The Third e Shrek the Halls (2007), Shrek Forever After, Scared Shrekless e Donkey’s Christmas Shrektacular (2010) e, até ao momento, Shreks Thrilling Tales (2012).
No ano de 2002, voltou aos rom-coms, com Slackers (Os Preguiçosos) e The Sweetest Thing (A Coisa Mais Doce). Para além do filme indie My Father’s House, fez parte da produção sci-fi Minority Report (Relatório Minoritário) e do drama Gangs of New York (Gangues de Nova Iorque). Entre 2003 e 2010, Cameron Diaz integrou apenas meia dúzia de novas produções – In Her Shoes (Na Sua Pele, 2005), The Holiday (O Amor Não Tira Férias, 2006), What Happens in Vegas (Loucuras em Vegas, 2008), My Sister’s Keeper (Para a Minha Irmã, 2009), The Box (Presente de Morte, 2009) e Knight and Day (Dia e Noite, 2010).
Por sua vez, até 2014, fez parte nove filmes. Começou o ano com The Green Hornet, transformou-se numa Bad Teacher (Professora Baldas, 2011), que poderia levar a questionar What to Expect When You’re Expecting (O Que Se Espera Quando Se Está à Espera, 2012). De seguida, participou no Gambit (Ladrões com Estilo, 2012), In a World… e The Counselor (O Conselheiro, 2013). Depois The Other Woman (Não Há Duas Sem Três, 2014), participou numa Sex Tape (O Nosso Vídeo Proibido, 2014) e fez, ainda, parte do musical Annie (2014).
Fora o universo cinematográfico, Diaz embarcou no mundo da literatura. Em 2003, lançou o seu primeiro livro, intitulado The Body Book e, em 2016, publicou a sequência da obra, intitulada The Longevity Book. Foi mãe em 2019 e, dois anos mais tarde, tornou-se co-fundadora de uma marca de vinhos orgânicos, a Avaline.
Oito anos após o seu último papel, foi anunciado que a atriz irá sair da reforma para retomar ao grande ecrã. Assim, ao que tudo indica, regressará com o original da Netflix Back in Action. Enquanto aguardamos pelo retorno de Cameron Diaz, resta-nos rever o seu reportório e desejar-lhe um feliz aniversário.