Demi Lovato realiza, este sábado, dia 20 de agosto, o seu 30.º aniversário. A jovem norte-americana tem vindo a destacar-se em diferentes áreas, desde a música até à sétima arte.
Foi aos nove anos, em 2001, que Demi Lovato deu os primeiros passos em frente às câmaras. Participou na série infantil Barney e Amigos entre a sexta e oitava temporadas, interpretando a personagem Angela. Foi a primeira que a atriz contracenou com Selena Gomez. Cinco anos mais tarde, teve uma participação especial na série Prison Break como Danielle Curtin.
No entanto, o protagonismo apenas acontece em 2007, quando a atriz interpreta a personagem principal – Charlotte Adams – da série Hora do Intervalo. Foi o primeiro de vários trabalhos que Demi Lovato realizou com a Disney, mais concretamente com a Disney Channel. O talento da jovem para a música evidenciou-se já nesta altura, visto que “Shadows” – uma canção original de Lovato – foi incluída na banda sonora da série.
Contudo, foi a produção cinematográfica Camp Rock que tornou conhecido o nome Demi Lovato. Interpretou Mitchie Torres, uma rapariga de 15 anos com o sonho de ser cantora e que vê no Camp Rock uma oportunidade para explorar o seu potencial. Os Jonas Brothers também fizeram parte do elenco do filme, sendo Joe Jonas o escolhido para fazer dupla amorosa com a atriz. Os dois cantaram em dueto uma das canções mais conhecidas do primeiro filme de Camp Rock – This is Me – que foi também lançada como single.
Apesar do inegável talento musical que Demi Lovato já tinha demonstrado, foi apenas a 12 de agosto de 2008 que a jovem lançou o seu primeiro single a solo – “Get Back”. A canção obteve a posição 43 na Billboard Hot 100. Cerca de um mês depois, foi lançado o seu primeiro álbum Don´t Forget. Composto por 11 faixas, o álbum conta com a colaboração dos Jonas Brothers.
O seu percurso na Disney Channels continua em 2009, com a sua participação na série original Sunny entre as Estrelas.Tem a seu cargo o papel de Sunny Monroe, uma comediante que engloba o programa Sem sentido. Demi contracenou com Tiffany Thornton, Sterling Knight, Brandon Mychal Smith, Doug Brochu e Allisyn Ashley Arm. No mesmo ano, coprotagonizou o filme Programa de Proteção de Princesas, com Selena Gomez.
2009 foi, de facto, um ano bastante produtivo para Demi Lovato. A 21 de julho, lançou o seu segundo álbum de estúdio – Here We Go Again. No momento da estreia, ocupou o primeiro lugar da Billboard 200, tendo vendido 108 mil cópias na primeira semana. A cantora foi co-autora de 10 faixas do álbum e compositora de uma. No final do ano, Demi termina as gravações do segundo filme de Camp Rock, no qual a atriz voltou a encarnar a personagem Mitchie Torres.
No início da década passada, a jovem começou a trabalhar no seu terceiro álbum, o qual afirmou que seria um pouco mais pop, R&B e soul. No entanto, devido a problemas pessoais e de saúde, o primeiro single apenas foi divulgado no ano seguinte. Foi em 2010 que Demi recusou continuar a gravar a série Sunny entre Estrelas para se focar a tempo inteiro na sua carreira musical.
No início da década passada, a jovem começou a trabalhar no seu terceiro álbum, o qual afirmou que seria um pouco mais pop, R&B e soul. No entanto, devido a problemas pessoais e de saúde, o primeiro single apenas foi divulgado no ano seguinte. Foi em 2010 que Demi recusou continuar a gravar a série Sunny entre Estrelas para se focar a tempo inteiro na sua carreira musical. “Skyscraper” foi a primeira canção a chegar aos ouvidos do público e aborda o tema da superação. O título do álbum – Unbroken – perpetua esta linha de pensamento. A seguir ao lançamento, a cantora realizou uma turnê com três fases, de modo a promover o seu trabalho.
Demi foi o quarto álbum a ser lançado. Em maio de 2013, é publicado mais álbum da cantora que permanece na mesma linha dos anteriores, explorando o género pop. Constituído por 13 faixas, destacam-se “Heart Attack” e “Made in The USA”. O álbum foi recebido de uma forma bastante positiva, tendo atigido a terceira posição do Billboard 200. Dois anos depois, Demi Lovato lança o seu quinto álbum – Confident. Continuando num registo pop, dá-se relevo às canções “Confident” e “Cool for the Summer”.
A sua qualidade musical continuou a ser explorada nos anos seguintes. Em 2017, é lançado o seu sexta álbum de estúdio. Juntando dream pop com soul e R&B, o álbum foi um dos mais bem sucedidos nos Estados Unidos da América, tendo conseguido o terceiro lugar da Billboard 200. Dancing with the Devil…The Art of Starting Over foi o sétimo álbum da cantora, tendo sido lançado no ano passado. Mais recentemente, Demi Lovato estabeleceu um ponto de viragem no seu trabalho musical. O seu último álbum Holy Fvck, lançado este mês, arrumou o pop num canto, expondo o lado mais roqueiro e dark da cantora.
Demi Lovato é assim uma jovem com um percurso notável e bastante extenso. Multifacetada é assim um dos adjetivos que melhor descreve a cantora e atriz. Apesar dos percalços com que se deparou ao longo dos anos, Demi sempre conseguiu fazer um bom trabalho e, por isso, restam poucas dúvidas de que o continuará a fazer.