Simon Banza bisou no encontro.

O Estádio Municipal de Famalicão foi o palco do dérbi minhoto entre FC Famalicão e SC Braga, a contar para a jornada dois da Liga Bwin. Os bracarenses levaram a melhor e venceram o duelo, por uma margem confortável de 0-3. Os golos foram marcados por Simon Banza (2) e Nuno Sequeira.

O SC Braga entrou mais dominante na partida e durante os primeiros minutos controlou a posse de bola no meio-campo defensivo famalicense. A insistência arsenalista veio a surtir efeito à passagem do minuto 13. Num trabalho coletiva da turma de Braga, Vitinha assistiu Sequeira, que com o seu pior pé carimbou o 0-1.

Mesmo após se ter adiantado no resultado, o SC Braga não abrandou o ritmo e, cinco minutos depois, Simon Banza fez o 0-2 contra a sua antiga equipa. O avançado francês não perdoou na recarga de um remate de Vitinha.

Aos 23 minutos, Vitinha voltou a estar em evidência. André Horta atirou de longa distância para defesa de Luiz Júnior, a bola sobrou para o jovem avançado, mas Vitinha não teve o mesmo engenho de Simon Banza e falhou a recarga.

A primeira chance afeta ao conjunto de Famalicão surgiu apenas ao minuto 24. Hernán de la Fuente conduziu uma jogada individual pela direita, serviu André Simões com classe, contudo o médio não conseguiu fazer a bola passar por Matheus e o 0-2 permaneceu.

Antes do final da primeira parte, o SC Braga voltou à carga e Iuri Medeiros, de primeira, tentou fazer o terceiro golo bracarense. No entanto, o pontapé do extremo saiu por cima da trave da baliza de Luiz Júnior e o jogo seguiu para intervalo, com o 0-2 no placard.

A segunda metade do duelo começou tal como acabou a primeira, com Iuri Medeiros perto de fazer balançar as redes. O camisola 45 foi servido com conta, peso e medida por Vitinha, mas Luiz Júnior impediu os festejos bracarenses ao desviar a bola para pontapé de canto.

O FC Famalicão não tardou a responder e, aos 48 minutos, criou perigo através da velocidade de Júnior Kadile na faixa esquerda. Fabiano não foi capaz de acompanhar o arranque do francês, que cruzou para Alex Millán. A jogada acabou por ser travada pela intervenção de Matheus, guardião arsenalista.

Pela primeira vez no jogo, os famalicenses passaram a dispor das melhores ocasiões de golo e, por duas vezes, ficaram perto de reduzir a desvantagem. Aos 67 minutos, Santi Colombatto obrigou Matheus a realizar uma defesa apertada e, dois minutos mais tarde, foi a vez de Youssouf rematar a centímetros da baliza do SC Braga.

Os bracarenses responderam, aos 76 minutos, às investidas do FC Famalicão, por meio de Simon Banza. O recém-entrado na partida Diego Lainez isolou o avançado ex-FC Famalicão, que rematou com potência para a defesa de Luiz Júnior.

Três minutos depois, Simon Banza voltou a tentar marcar e conseguiu. Desta vez, a jogada foi fabricada por Álvaro Djaló. O extremo espanhol ultrapassou a defensiva famalicense e Simon Banza bisou para o 0-3.

Théo Fonseca, do lado do FC Famalicão, e Álvaro Djaló, para o SC Braga, tentaram, nos minutos finais, apontar o nome na lista dos marcadores. No entanto, o marcador não sofreu qualquer alteração e o SC Braga venceu o FC Famalicão, por 0-3.

Com duas derrotas nos dois primeiros jogos do campeonato, o FC Famalicão segue no último lugar da Liga Bwin. Em posição inversa está o SC Braga, que, com quatro pontos em dois jogos, ocupa a liderança da Primeira Liga.

No próximo jogo, os famalicenses vão disputar mais um dérbi minhoto, em Barcelos, diante do Gil Vicente FC. O jogo está marcado para segunda-feira, dia 22, às 20h15. Já o SC Braga vai receber o CS Marítimo no domingo, dia 21, às 18h00.

Veja aqui os destaques da partida