Special começa a ser escrito em 2018. Após Lizzo ter sido nomeada para o Grammy de Álbum do Ano com Cuz I Love You. Em consequência gerou-se toda uma expectativa do público em torno dos seus futuros projetos. Em outubro de 2020, a cantora referiu que o seu álbum estaria quase pronto, no entanto ainda tinha “mais algumas músicas para escrever”.

Um ano mais tarde, em agosto de 2021, lança o single “Rumors” com a rapper Cardi B, que foi a sua primeira música lançada após um hiatus de 2 anos. A música atraiu bastante ódio por parte do público, incluindo acusações racistas e de body-shaming. O single acabou por ficar também um pouco perdido na sua carreira, visto não ter feito parte de nenhum álbum ou EP.

NME

About Damm Time” é o primeiro single e o destaque do álbum. A música, que se enquadra definitivamente no género disco, fala sobre aceitação. Já não é a primeira (e certamente não será a última) música de Lizzo a ter como tema principal o amor próprio. Desta vez, a cantora quis destacar a musicalidade típica dos anos 70 e fazer com que a música fosse representativa dos tempos atuais. E já que Lizzo aparece sempre bastante aberta quanto à sua sexualidade, a cantora quis reforçar isso na letra da música dizendo: “In a minute, I’ma need a sentimental man or woman to pump me up” – confirmando que vive a sua sexualidade de forma livre.

O videoclipe é caracterizado pelo carisma e humor inconfundíveis da cantora. Toda a obra audiovisual apresenta-se impecavelmente bem produzida. Os outfits da cantora típicos dos anos 70 e 80, contracenam com os cenários mais modernos. Na parte final, Lizzo aparece intacta sobre uma piscina enquanto que é rodeada por um grupo de nadadoras. Enquanto canta a frase: “I’m coming out tonight” – que transmite os seu sentimento de sair sem preocupações nem julgamentos.

 

O segundo single do álbum entitula-se “Grrrls” . É um hino ao empoderamento feminino que fala sobre as mulheres partilharem o seu amor e “power” umas com as outras. A faixa contém um sample da música de 1986 “Girls” dos Beastie Boys. Lizzo refere na música o facto de ela própria ser uma empreendedora: “That’s my girl, we CEOs”.  A cantora fundou, neste ano, uma marca de roupa feita para “mulheres de todas as formas e tamanhos”. A musicalidade desta música é bastante otimista e faz qualquer um querer dançar. Parece ter sido feita mesmo para dançar numa discoteca.

2 Be Loved (Am I Ready)” é a quarta faixa. A música encaixa-se no estilo synth-pop e, com grande destaque, aparece também um coro no refrão da mesma, o que torna a faixa como que um gospel mais pop. Como o título menciona, Lizzo pergunta-se a si mesma se estará pronta para amar. Fala mais uma vez de amor próprio e que, se não gostar dela mesma não conseguirá gostar de mais ninguém. Esta parece ser uma das mais queridas aos fãs de Lizzo, talvez pelo grande destaque dado à voz da cantora. Além da musicalidade impecável.

No fundo, este é um álbum onde Lizzo expõe ao mundo todo o seu potencial. Desde a sua voz extraordinária até às letras, existe sempre um significado por detrás. Neste produção discográfica, Lizzo eleva a música disco-pop às bocas do público de novo e não desilude. Com mais de 70 000 cópias vendidas apenas nos Estados Unidos, o álbum Special tornou-se o álbum com melhor posicionamento nos charts por uma artista feminina este ano. Não há dúvidas de que é um dos melhores trabalhos de Lizzo e que ainda irá dar muitos frutos.