Foram adicionadas 47 vagas, constituindo agora um total de mais de 3000.

A Universidade do Minho conta, agora, com mais 47 vagas, no Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2022. Estas vagas pertencem ao conjunto das 1001 adicionais que foram acrescentadas a nível nacional. No total, o concurso passa a ter 54641 vagas.

A informação é adiantada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), em comunicado. No documento, pode ler-se que, inicialmente, as 2988 vagas disponíveis na Universidade do Minho foram “distribuídas por quase 60 cursos”. Desses, dois deles são novos: Engenharia Aeroespacial e Ciências de Dados, com 30 vagas cada um. Com a soma das novas vagas, a Academia Minhota conta agora com 3035.

O número de vagas e de candidatos tem aumentado ao longo dos anos e, segundo o Governo, este é o “terceiro ano consecutivo, onde se registou um aumento considerável de candidatos ao concurso nacional de acesso ao ensino superior”. A mesma fonte refere que são “mais de 61 mil candidatos, o que se traduz numa tendência que não tem comparação nos últimos 25 anos”.

Tendo em conta que o número de candidatos continua superior ao número de vagas disponíveis os órgãos políticos decidiram criar novas vagas. O MCTES, em articulação com a Direção Geral de Ensino Superior, decidiu, “à semelhança do que se verificou nos últimos dois anos, permitir às IES [Instituições de Ensino Superior] a criação de vagas adicionais”, acrescenta o Governo.

De forma a justificar a criação de novas vagas, o MCTES menciona que o “número de vagas foi reforçado tendo em conta a valorização dos cursos com maior procura”. Assim, verifica-se “o maior número de candidatos nas primeiras opções e com as notas de candidatura mais elevadas bem com aqueles que correspondem às prioridades estratégicas para o país”.