A nova temporada cultural arranca já esta semana.

O Festival Manta, o Guimarães Jazz e o Triangular de boas-vindas à comunidade académica são alguns dos destaques da programação da Oficina para o próximo quadrimestre, em Guimarães. A agenda foi divulgada esta manhã à imprensa, pelos representantes dos diferentes espaços culturais da cidade.

O Festival Manta, organizado pelo Centro Cultural Vila Flor (CCVF), marca o início de uma nova temporada, do reencontro da fruição cultural e “congrega todos os tipos de públicos”. Este ano, ao contrário do planeado, não estão reunidas as condições para ser realizado ao ar livre, como sugeriam os moldes iniciais. Devido às condições meteorológicas, as atuações foram arrastadas para os auditórios do CCVF, para garantir as “melhores condições possíveis e conforto aos artistas e ao público”. A edição de 2022 arranca já este fim de semana e a novidade está no alinhamento inteiramente nacional. Fazem parte do cartaz Meta_, Rodrigo Leão, TrangloMango, Noiserv e a dupla Sean Riley com Legendary Tigerman.

O ciclo Tringular de boas-vindas à comunidade académica acolhe, em setembro, o corpo estudantil da Escola de Arquitetura, Arte e Design (EAAD) da Universidade do Minho (UM). O projeto consiste numa rede que aproxima alunos, universidade, artistas e espaços culturais. Assim, é dinamizada uma oferta de ações de formação, espaços de partilha e experimentação da arte contemporânea que permite aos alunos “conhecer as transversalidades da Oficina”.

A partir de outubro, surgem no Centro Internacional das Artes José Guimarães (CIAJG) os Ateliês Comunitários. Tratam-se de um “espaço dado à comunidade” que vai acolher workshops e formações artísticas. O projeto visa incidir sobre as áreas do empreendedorismo e inovação.

Em novembro, regressa à cidade berço o Guimarães Jazz, um dos eventos mais emblemáticos do ano que apresenta um “cartaz fortíssimo”. Ao longo de nove dias, vão passar pelos palcos vimaranenses nomes prestigiados do estilo musical, vindos de diferentes países e afiliações estilísticas. A cantora Dianne Reeves, vencedora de cinco Grammys, abre o festival e segue-se de profissionais como Archie Shepp, conhecido como um dos pioneiros do movimento free jazz. A Big Band da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo vai proporcionar outro dos momentos artísticos, assim como atuações de Sonoscopia, o projeto THEMANUS, entre outras ofertas.