Whatever People Say I Am, That’s What I’m Not, lançado a 23 de janeiro de 2006, é o álbum de estreia da banda marcado pelo rock e indie rock. Após o extraordinário concerto de Arctic Monkeys em Portugal no dia 2 de setembro, e da sua expansão internacional a banda tornou-se um fenómeno interessante de análise crítica.

MIX ME

Em 2001, Alex Turner, Jamie Cook, Andy Nicholson e Matt Helders decidiram formar uma banda, sem consciência daquilo que esta se tornaria. O nome Arctic Monkeys, nasceu em High Green, um subúrbio de Sheffield, na Inglaterra, inspirado num grupo do qual o pai do baterista (Andy Nicholson) fez parte nos anos 70.

Desde o lançamento do seu primeiro álbum, Whatever People Say I Am, That’s What I’m Not (2006), já se passaram cinco anos. Todas as músicas foram escritas apenas por Alex Turner, exceto a letra de “Still Take You Home” em que Jamie Cook ajudou o vocalista. Apesar de todos os membros serem fãs devotados de hip-hop, foi a influência de The Strokes, Queens Of Stone Age, The Smiths, entre outros, que ajudou inicialmente a moldar o seu estilo rock alternativo do grupo .

O álbum abre com a música “The View from the Afternoon” que, apesar de não abordar um tema muito profundo ou filosófico, mantém-se como um ícone da banda. A letra retrata a história de um jovem rapaz que antecipa aquilo que acontece nas suas saídas noturnas, incluindo amores e bebidas alcoólicas.

O sucesso continua na segunda música, “I Bet You Look Good On The Dancefloor”, o primeiro single da banda inglesa. Com variadíssimos prémios, incluindo um Grammy de Melhor Canção de Rock Instrumental em 2007, a música fala novamente sobre vida noturna mas, neste caso, sobre uma rapariga por quem o cantor sente uma atração. Na letra Alex Turner utiliza algumas antíteses para representar as emoções que nutrem um pelo outro ( “And your shoulders are frozen (Cold as the night) / Oh, but you’re an explosion (You’re dynamite)” ).

Já “Fake Tales Of San Francisco” traz um rock mais alternativo. A letra fala sobre uma banda fictícia de South Yorkshire que tenta retratar a vida americana nas suas músicas. A ridicularização do grupo inglês surge porque este se inspira nos Estados Unidos sem nunca ter lá estado. Apesar disso, a música tornou-se uma das favoritas dos fãs dos EUA.

Para além das músicas já referidas, é com “Dancing Shoes”, “Mardy Bum” e “When The Sun Goes Down” que o público mais vibra. Narram-se paixões na noite, inícios e fins de relações, mas também a prostituição. No entanto, apesar dos temas diferentes, é nas cadências envolventes e nos contrastes rítmicos que estas músicas ganham uma grande qualidade sonora.

“When The Sun Goes Down” é um caso particular já que se trata do segundo single do álbum de estreia de Arctic Monkeys. Além disso, o videoclipe é algo a destacar devido à sua literalidade em relação ao negócio da prostituição. A música inspirou também a realização de “Scummy Man”, uma curta-metragem lançada com o selo da Domino Records, editora do álbum Whatever People Say I Am, That’s What I’m Not.

Por conseguinte, “You Probably Couldn’t See For The Lights But You Were Staring Straight At Me” e Still Take You Home”, voltam a abordar o tema do desejo e da chama amorosa a partir do punk rock. Os Monkeys tinham 19 e 20 anos quando lançaram este álbum e esse aspeto está bem presente nas suas músicas jovens e eufóricas, tal como “Red Light Indicates Doors Are Secured”.

Contudo, também há espaço para uma belíssima balada como no caso de “Riot Van”. Apesar de o tema não deixar de ser a diversão dos jovens da cidade nortenha de Sheffield, os ritmos lentos acalmam a exaltação sentida nas restantes músicas.

É em “Perhaps Vampires Is a Bit Strong But…” que Alex muda o rumo da história do álbum. O cantor e compositor foca-se em retratar como foi o início da sua fama e como as pessoas não acreditavam no progresso da banda. Neste caso, “Vampires” é o nome que Turner usa para aqueles que o apoiavam, sem acreditar na sua capacidade e no facto dos AM fazerem música por eles mesmos e não por fama e dinheiro.

A história sobre a adolescência em festas e bares continua com  “From The Ritz To The Rubble” antes de terminar o álbum com a música “A Certain Romance”. Esta última é totalmente diferente do estilo de música tocado pelos Arctic Monkeys. Além da própria letra ainda demonstrar um tanto de imaturidade.

Apesar de congratulado na época pelas melodias criativas, o álbum foi criticado pela imaturidade das letras. De facto, este não é o seu melhor trabalho, mas é aquele com que, talvez, o público mais se identifica. A verdade é que a música da banda foi evoluindo gradualmente. Não obstante, foi este primeiro álbum que os introduziu ao mundo da música, tendo bastante influência na carreira dos Arctic Monkeys.