Desde o cinema à poesia, da música ao teatro, há opções para todos os gostos no Minho e Alto Minho.

Com a chegada da estação das folhas secas, as ruas começam a ganhar novas cores. Agora, alaranjadas, antecipam a preparação para os meses de inverno. Da mesma forma que as plantações estão prontas para ser colheitas, em outubro, a cultura ruiva. Assim, no décimo mês do ano, o ComUM volta a presenteá-lo com um conjunto de sugestões culturais da região do Minho e Alto Minho, que prometem aquecer o corpo e a alma.

Há Filmes no Largo –  Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira

Durante o mês de outubro, as Comédias do Minho continuam a chamar as gentes do Alto Minho aos largos das suas terras para que possam desfrutar do filme de Eva Ângelo, Num dia de vento, atira-se ao ar. Após terem passado pelo Largo da Junta de Freguesia de Ferreira, a 1 de outubro, as Comédias do Minho deslocam-se para o Largo da Junta de Freguesia de Cunha e, no dia seguinte, para o Largo da Antiga Escola Primária de Romarigães, ambos localizados em Paredes de Coura.

De 7 de outubro a 9 de outubro, a iniciativa passa para os largos de Valença, começando pelo Jardim dos Aflitos de Fontoura, migrando para o Polidesportivo de Gandra e terminando no Largo da Santa Rita em Gondomil. Sem nunca alterar a hora de encontro, de 14 a 16 de outubro, é a vez de Vila Nova de Cerveira receber o projeto “Há Filmes no Largo”. Depois de passar pelo Polidesportivo de Nogueira, chega ao Largo das Festas de Candemil e, por fim, ao Largo da Junta de Freguesia de Covas.

Comédias do Minho | Site

Exposição “Proibido por Inconveniente” – Antigos Paços de Viana do Castelo

Entre os dias 5 e 30 de outubro, os Antigos Paços do concelho de Viana do Castelo recebem a exposição “Proibido por Inconveniente”. Segundo avançado, a mostra “proporcionará o contacto com um conjunto de materiais raros que documentam um período e um assunto muito importante da história do país, partindo dos materiais das censuras materiais do Arquivo EPHEMERA e de outros cedidos por particulares vianenses, familiares de opositores ao Estado Novo”.

Câmara Municipal de Viana do Castelo | Site

Poeta à Solta – Theatro Gil Vicente, Barcelos

Nos dias 21 e 22 de outubro, às 15h00, o Theatro Gil Vicente, em Barcelos, recebe o primeiro Encontro de Poesia – “Poeta à Solta”, no qual será evocada a memória de dois poetas minhotos: “Guilherme de Faria (Guimarães, 1907- 1929), que viveu apenas 21 anos, mas deixou-nos uma obra poética referencial do neorromantismo lusitanista; e António Pedro (1909-1966), um dos mais admiráveis criadores da história da cultura portuguesa, que se destacou na poesia, na pintura, no teatro e em tantas outras expressões estéticas, sempre com um inconformado sentido de busca”, pode ler-se. Para além disso, a iniciativa irá acolher o realizador Luís Costa e a sua curta-metragem, O nosso reino, inspirada na obra homónima de Valter Hugo Mãe.

Agenda Barcelos

 

Mostra de Amadores de Teatro – Centro Cultural de Vila Flor, Guimarães

Entre os dias 21 e 23 de outubro, o Centro Cultural de Vila Flor, em Guimarães, recebe mais uma edição da Mostra de Amadores de Teatro. Após uma convocatória pública, lançada a todos os grupos de teatro de amadores do concelho de Guimarães, o CETE – Convívio e Teatro Experimental, a ADCL – Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais, A TRAMA e a CITÂNIA foram os grupos de teatro selecionados para a edição deste ano. A iniciativa inicia-se com “O Conto de Inverno”, de William Shakespeare. Depois de “Contos Isolados”, passa pelas “Crónicas de um homem mau”, de Merlin Wash e, por fim, aborda-se a “A arte de amar fora d´horas”.

Centro Cultural Vila Flor | Site

CLAV Live Sessions 2022 Centro Laboratório Artístico de Vermil, Guimarães

A 27 de outubro, inicia-se mais uma ronda das CLAV Live Sessions. A edição 2022, com ponto de encontro na velha escola de Vermil, em Guimarães, arranca ao som do duo Siricaia, composto por Susie Filipe e Vítor Hugo. O espetáculo tem entrada livre e gratuita, mas limitada a reserva. De qualquer das formas, será possível acompanhar os concertos através do Youtube da CLAV.

CLAV – Centro e Laboratório Artístico de Vermil | Facebook

Semibreve 2022 – Braga

De 27 a 30 de outubro, Braga volta a abraçar o Festival de Música Eletrónica e Arte Digital, com o Semibreve 2022. O primeiro dia do evento põe a descoberto, com o Santuário do Bom Jesus do Monte como plano de fundo, o trabalho de Félicia Atkinson, em colaboração com Violeta Azevedo. No dia 28 de outubro, o gnration recebe um Patch Point Synthesizer Lounge, promove uma conversa com Stephen O’Malley & François J. Bonnet e, mais tarde, abre portas a Gábor Lázár, Jana Rush e BLEID. Por sua vez, o Theatro Circo acolhe os concertos de KMRU, François J. Bonnet & Stephen O’Malley e David Maranha.

No dia 29 de outubro, a arte de Maxwell Sterling, Stephen McLaughlin, Alva Noto, Ben Vida & Lea Bertucci, Xexa, DJ Kolt e DJ Marfox divide-se por entre o gnration e o Theatro Circo. A estes acresce-se o workshop “The Ears of the Park”, com Félicia Atkinson e Violeta Azevedo, no Mosteiro de Tibães; uma conversa com o Príncipe Discos, no Museu Nogueira da Silva, e um concerto de Malcolm Pardon, na Capela Imaculada do Seminário Menor.

No último dia do evento, dia 30 de outubro, o Salão Medieval da Reitoria da Universidade do Minho recebe o músico electrónico Jan Jelinek e, por sua vez, o Theatro Circo acolhe o grupo de percussão Drumming GP, juntamente com Burnt Friedman, e a compositora Caterina Barbieri.

SEMIBREVE | Facebook