A oferta cultural deste mês incide sobre a criatividade.

O mês de setembro, associado à volta às aulas e conhecido, por isso, como o mês dos recomeços, chega-nos como uma nova oportunidade para viver momentos culturais no Minho. A criatividade vai inundar a região e proporcionar atividades que vão desde música, a exposições e fotografia.

Noite Branca de Braga

A Noite Branca de Braga volta à cidade após dois anos de interrupção, nos dias 2, 3 e 4 de setembro. O evento constitui um dos momentos mais marcantes na cultura bracarense e procura a comunhão entre o território e a comunidade.

Ao longo dos três dias, os visitantes vão ter oportunidade de usufruir de mais de 150 atividades culturais, espalhadas pelas ruas do centro de Braga. Áurea, Richie Campbell, Fernando Daniel, Syro, Nenny e Ivandro são os cabeça de cartaz. A estes juntam-se artistas como Virgul, a Orquestra Folk Sondeseu, Daniel Pereira Cristo e Sofia Escobar. Além disso, a Noite Branca vai ter espaço para exposições artísticas, circo contemporâneo e atividades em museus e galerias de arte.

Pós-laboratórios de verão 2022

O programa Pós-laboratórios de Verão visa a promoção da criação artística no distrito de Braga. A iniciativa é dinamizada pelo gnration, em parceria com o Centro Internacional das Artes José Guimarães (CIAJG). Trata-se de uma ação que dá apoio aos artistas e suas criações.

Os Laboratórios de Verão incidem sobre os domínios da imagem, som, performance, interatividade, música e dança. Deste modo, assumem-se como um formato de residência artística, com o objetivo de desenvolver ideias e projetos.

gnration | Website oficial

7º JAZZ AO LARGO – BARCELOS

O Jazz ao Largo chega novamente ao Theatro Gil Vicente e ao Largo Martins de Lima para uma sétima edição, de 8 a 11 de setembro. O festival já conta com bastante história, dada a sua presença na cidade desde 2016.

Este mês, Barcelos vai respirar jazz com uma oferta diária de espetáculos pelos diferentes espaços da cidade. Ensemble Jal, L.U.M.E. (Lisbon Underground Music Ensemble), Stefano Pilia e Get the Blessing são alguns dos nomes que se podem esperar no festival.

 

Jazz ao Largo | Facebook

Meta_

Mariana Bragada traz ao Centro Cultural Vila Flor (CCVF) a essência da música tradicional, na noite de 9 de setembro. Natural de Trás-os-Montes, partilha uma conexão com a memória ancestral e eletrónica.

No concerto, a artista traduz em música as histórias e experiências que viveu nas suas viagens na América do Sul. A oportunidade de aprofundar raízes e criar fantasias levou-a à criação do seu próprio cancioneiro.

A junção da loopstation, da guitarra elétrica, dos samplers, da caixa de ritmos, do adufe e da voz de Meta_ criam uma simbiose entre a tecnologia e a tradição. Ao serão, juntam-se Sara Grenha e Sara Brandão.

Meta | Facebook

Maratona Fotográfica de Famalicão

No dia 17 de setembro, a Maratona Fotográfica de Vila Nova de Famalicão sai à rua, na sua 10ª edição. O evento é promovido pela Associação Caixa de Imagens e é dirigida a todos os amantes de fotografia. O objetivo da iniciativa passa por estabelecer uma troca de saberes entre pessoas com uma paixão comum: fotografar.

A atividade exige do participante um olhar atento à cidade, de modo a captar a essência dos seus pormenores. O ponto de encontro é na Praça Álvaro Marques e, num percurso realizado a pé, espera-se um dia de muito convívio, aprendizagem e, sobretudo, diversão.

Maratona Fotográfica | Facebook

Tocar no Jardim

Tocar no Jardim é um programa pensado para aqueles que têm curiosidade em explorar diferentes sonoridades. A Academia Fi-Bra é a dinamizadora do projeto, onde as participações podem ser individuais ou em grupo, no dia 17 de setembro, no Museu dos Biscainhos.

Os visitantes vão ter oportunidade de experimentar alguns dos instrumentos lecionados na academia, como o piano, violino, viola d’arco, guitarra, flauta, clarinete, trompete, trombone e percussão. As aulas estão ao encargo dos professores da Academia Fi-Bra.

Casa do Professor | Facebook