Decorre de 12 a 16 de setembro a inscrição para o primeiro ano do curso na instituição minhota.
Para o ano letivo 2022/2023 entraram na Universidade do Minho (UMinho) 2.867 alunos na primeira fase do concurso nacional de acesso. Para os novos estudantes da academia, o ComUM explica como fazer a matrícula.
À semelhança dos anos anteriores, a inscrição decorre exclusivamente online através do Portal Académico da UMinho, a partir das 9h30. Este domingo, dia 11 de setembro, os colocados vão receber os dados para o login de acesso por SMS, para o número colocado na sua candidatura.
Para a elaboração da matrícula há um conjunto de documentos que não podem faltar. Os estudantes necessitam de uma fotografia própria, do documento de identificação civil e fiscal e do boletim individual de saúde. Os alunos colocados nos cursos de Arqueologia, Enfermagem e Medicina precisam ainda de um comprovativo de satisfação de requisitos. Para além disso, os estudantes que não possuem nacionalidade portuguesa nem são nacionais de um Estado membro da União Europeia tem de possuir um comprovativo da satisfação do disposto no nº 2 do artigo 3º do Decreto-lei nº 62/2028, datado de 6 de agosto.
A inscrição tem uma taxa no valor de 36 euros. O aluno que queira ainda se tornar sócio da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) tem de pagar uma quota de 12 euros. O pagamento pode ser realizado por Multibanco, MB Way ou Cartão de Crédito, até ao último dia do período de matrícula.
A segunda fase do concurso nacional de acesso tem início a 12 de setembro e dura até dia 23. O período de inscrição para os colocados acontece de 30 de setembro a 3 de outubro. De 7 a 11 de outubro decorre a terceira fase de acesso com o prazo de submissão da matrícula de 17 a 20 de outubro.
Vê também: