Famalicenses arrancaram com uma vitória esta temporada.
O Pavilhão Municipal de Famalicão recebeu, este sábado, o dérbi minhoto entre o Famalicense AC e o Riba D´Ave HC. No regresso das duas formações à I Divisão, os famalicenses foram superiores durante toda a partida e venceram por 4-2.
As duas formações entraram nervosas no encontro com faltas a serem assinaladas a ambas. Primeiro, foi Pedro Silva a desperdiçar o livre direto assinalado para a sua formação. De seguida, João Guimarães rematou para a defesa de Álvaro Golpe, mantendo assim o nulo no marcador. No decorrer do décimo minuto da partida, Joca Guimarães conseguiu passar por Pedro Silva e rematou para colocar a sua formação em vantagem no marcador.
Apesar do golo marcado, as faltas continuaram a aparecer. Aos catorze minutos de jogo, o árbitro tornou a assinalar um livre direto a favor do Riba D´Ave HC, mas Ricardo Silva defendeu outra vez o remate de Pedro Silva. Ao minuto 17, Ricardo Silva tornou a destacar-se ao defender o remate de Iñigo Mendioroz.
A equipa da casa conseguiu recuperar o controlo do jogo e, a dois minutos do término do primeiro tempo, Hugo Costa passou a João Lima que, por sua vez, assistiu Tomás Castanheira que fez o segundo golo dos famalicenses. Nos últimos segundos da primeira parte, Anderson Silva ainda teve tempo de mandar a bola ao poste esquerdo da baliza famalicense.
Logo no início da segunda parte, os famalicenses atingiram a décima falta que possibilitou ao Riba D´Ave HC outro livre direto. Desta vez foi Gustavo Pato a bater o livre, mas Rafael Silva voltou a impedir o golo da formação visitante. O ritmo de jogo diminuiu com ambas as formações longe da baliza adversária. Contudo, ao minuto dez do segundo tempo, Daniel Pinheiro aproveitou a passividade da defesa famalicense para reduzir a desvantagem para 2-1.
Com este golo, a intensidade aumentou com as duas equipas a cometerem infrações. Assim sendo, o Riba D´Ave HC rapidamente chegou à décima quinta falta que concedeu mais um livre direto ao Famalicense AC. Joca Guimarães ainda atirou ao lado da baliza de Álvaro Golpe, mas conseguiu recuperar a bola para bisar no encontro e colocar a formação da casa a vencer novamente por dois golos no marcador.
Os ribadavenses tentaram reagir a este golo sofrido por Daniel Pinheiro que viu o guarda-redes negar-lhe o segundo golo e Carlos Loureiro ainda tentou aproveitar a recarga, mas Ricardo Silva tornou a defender. No minuto seguinte, o Famalicense AC respondeu por Hugo Costa que atirou para o 4-1 no marcador. Até ao final do encontro, o Riba D´Ave ainda conseguiu diminuir a desvantagem no marcador por intermédio de Hugo Barata que fez o 4-2.
As duas equipas viram agora o foco para a segunda jornada do Campeonato Placard. O Famalicense AC vai deslocar-se ao terreno do SC Tomar no próximo sábado, 24 de Setembro, pelas 18h00. No mesmo dia, o Riba D´Ave vai receber o OC Barcelos, pelas 18h30.
Veja aqui os destaques do dérbi minhoto