Calvin Harris regressa com o novo projeto Funk Wav Bounces Vol.2, cinco anos após lançar o aclamado primeiro volume. Publicado a 5 de agosto, este disco reúne novas estrelas e nomes atrativos como Dua Lipa, 21 Savage, Halsey, Pharrell Williams e Justin Timberlake. Conhecido por definir a dance music deste milénio, esta coleção de verão compromete-se a desapontar quem esperava grandes sucessos de rádio ao longo das 14 faixas.

Billboard
Conhecido por todo o mundo, Adam Richard Wiles é um produtor, DJ, cantor e compositor escocês de 38 anos. Para Harris, este estilo musical é muito mais que construir composições futurísticas ou remixes. Com mais de 50 certificações multiplatina arrecadadas, o produtor já tem uma carreira histórica ao desafiar a música eletrónica desde os inícios dos anos 10.
Sem contar com colaborações de Sam Smith, SZA, The Weeknd e Ellie Goulding, “We Found Love” e “This Is What You Came For” com Rihanna, “One Kiss” com Dua Lipa, “How Deep Is Your Love” com Disciples são os principais hits de Calvin Harris. Vale a pena notar que “Summer” e “Feel So Close” também se incluem nesta lista e são totalmente escritos, produzidos e interpretados pelo próprio DJ, tal como muitos temas da sua discografia.
Depois de segundos promissores na introdução, entra “New Money” de 21 Savage com versos um pouco monótonos – e desiludem se recordar, por instantes, a abertura de Funk Wav Bounces Vol.1 (2017) com o intemporal “Slide” e os singles “Heatstroke” e “Feels”. É impossível não fazer comparações com o experimental anterior. Mas este novo álbum acaba por surpreender (algumas vezes) ao explorar a estética sónica funky, junto do piano, bateria e guitarra.
” Potion” é o single promocional que traz de volta a excelência dance pop de Dua Lipa, mas desta vez combinada com a flexibilidade groovy de Young Thug. Lançada no fim de maio, esta produção tropical é acompanhada por um refrão atrevido e de fácil memorização: “Late night conversations, eletric emotions/Sprinkled with a bit of sex and it’s a potion”. A receita está aqui. É uma canção com sabor a maresia a implorar popularidade comercial a par de um videoclipe colorido e dançante.
Muitas vezes, arriscar dá bons resultados e neste caso bem especiais. Ao sobrevoar por uma performance orquestral de violinos, “New To You” é um flow viciante que reúne o melhor do R&B e Hip-Hop de Normani, Tinashe e Offset. Além de ser algo único, a estreia deste trio é uma aposta segura para um hit disco apaixonante. Basta ouvir a delicadeza e vigor da voz de Normani, o lirismo sensual e a excelência da multifacetada Tinashe, e a confiança ousada de Offset.
Com mais de vinte participações, claro que certos temas não correspondem com a fórmula deste sexto álbum de estúdio de Harris. “Ready Or Not” com a típica pulsação acelerada de Busta Rhymes e “Lean On Me” com Swae Lee são facilmente esquecíveis e só compensam pela riqueza da sonoplastia produzida por um dos melhores do EDM.
Também há espaço para vozes femininas, mas não resultam na melhor combinação. Mais próximas ao conceito do LP, “Woman Of The Year” divide-se entre versos de Stefflon Don, Coi Leray e, em destaque, da voz sedutora de Chlöe. Já as duplas em “Somebody Else” com Jorja Smith e Lil Durk e “Live My Best Life” com Snoop Dogg e Latto estão desconectadas e desperdiçam a mestria das duas artistas pela simplicidade dos versos dos rappers.
Lê-se só numa música os nomes de Justin Timberlake, Halsey e Pharrell Williams. Parece um regresso à era de ouro de Calvin Harris, certo? Mas, afinal, percebe-se que a reunião de “Stay With Me” não está lá muito bem costurada e poderia ter mais magia. Imersa num ritmo upbeat, Halsey faz o arranque e certos ad-libs com pouco tempo para mostrar a garra da sua voz. Em contraste, Timberlake está na sua zona de conforto, Pharrell brilha e até têm direito a um prolongamento absorvido por visuais retropsicadélicos, mas agradáveis.
“Nothing More To Say” surpreende com o desempenho descontraído de 6LACK num instrumental baixo, balançado com o afrobeats de Donae’o. Outro duo imprevisível acontece em “Obsessed”. Charlie Puth carrega uma possível tentação Pop e a estrela dancehall Shenseea aproveita para exibir o poder eletrificante das suas letras, tal como o fez em ALPHA (2022). Pharrell Williams reaparece na última faixa, “Day One”, com versos impactantes de Pusha T.
Ao todo, este disco é uma produção mais longa que vence pelos arranjos luxuriosos. É bom sentir os sons minimalistas, a criatividade e o cuidado pelas pausas melódicas tão naturais de Calvin Harris. Mas este sentimento vive muito pouco. Faltam hits, personalidade, diversidade e estratégia, já que é difícil contornar a realeza omnipresente Renaissance (2022) de Beyoncé a liderar as tabelas. Assim, é natural que Funk Wav Bounces Vol.2 esteja a passar despercebido, mesmo rodeada de tantas expectativas.
Artista: Calvin Harris
Álbum: Funk Wav Bounces Vol.2
Editora: Sony Music Entertainment UK Limited & Columbia Records
Data de Lançamento: 5 de agosto de 2022