O ABC/UMinho é o único representante minhoto no Campeonato Placard Andebol 1.
O Andebol é uma das modalidades que mais tem crescido em Portugal e exemplo disso são as mais recentes prestações da Seleção Nacional Portuguesa, nas competições internacionais. A turma das quinas esteve presente na última edição do Campeonato do Mundo, nas últimas duas do Campeonato da Europa e ainda disputou os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021.
No que diz respeito ao campeonato português, foi no ano de 1951 que se disputou a primeira edição da prova. Agora com o nome de Campeonato Placard Andebol 1, a primeira divisão portuguesa é composta por 14 clubes. No final da última temporada, deu-se a primeira de duas reduções de equipas (de 16 para 14). Esta época, acontecerá a segunda e, em 2023/24, serão apenas 12 emblemas a disputar o mais alto escalão do andebol nacional.
Ao contrário do que existe noutras modalidades, como o Hóquei em Patins ou o Basquetebol, no Andebol não há Play-Off para apurar o campeão. No entanto, o que existe é um Play-Off de despromoção. Os dez primeiros classificados garantem a manutenção no campeonato e os dois últimos descem de divisão. O campeão da Segunda Liga fica também com lugar assegurado na prova. A última vaga é disputada, num Play-Off a três equipas, entre o 11º e 12º classificados da Primeira Liga, juntamente com o segundo classificado da segunda divisão.
Em termos históricos, FC Porto e Sporting CP dominam, de forma categórica, o Andebol Português. Dos mais de 70 campeonatos já realizados, os dragões conquistaram 23 e os leões venceram 21. Para além destes dois emblemas, outros seis também já se sagraram campeões nacionais de Andebol. O ABC/UMinho ganhou 13 campeonatos, mais seis do que o SL Benfica e mais oito do que o CF Os Belenenses. A completar a lista de vencedores, surge o São Bernardo (2), o SC Salgueiros (1) e o Madeira SAD (1).
Porém, a lista de campeões não é assim tão linear. Em 2002, a Liga Portuguesa de Andebol e a Federação Portuguesa de Andebol entraram em conflito. O resultado desta divergência culminou na criação da Divisão de Elite, por parte da Federação. Ora, entre 2002 e 2006, existiram dois campeonatos nacionais e, por consequência, dois campeões nacionais por ano. Durante este período, duas equipas venceram a Divisão de Elite. O São Bernardo venceu duas vezes e o Sporting CP outras duas. A conquista desta prova é válida, no que diz respeito ao registo histórico de campeões nacionais de Andebol.
Em acréscimo ao Campeonato Placard Andebol 1, existem a Taça de Portugal e a Supertaça de Andebol. As últimas edições foram ganhas por Sporting CP e SL Benfica, respetivamente. Os leões assumem-se como os maiores vencedores da Taça de Portugal, com 16 troféus conquistados. O ABC/UMinho é o segundo maior detentor de Taças de Portugal, com 12 no palmarés. O FC Porto ganhou a competição por nove vezes, mais três do que o SL Benfica e mais cinco do que o CF Os Belenenses. Xico Andebol (1), Águas Santas (1) e Madeira SAD (1) também levantaram a Taça.
Na Supertaça, o maior vencedor é o FC Porto. A equipa azul e branca já ganhou oito troféus. SL Benfica e ABC/UMinho venceram sete vezes cada um. O Sporting CP conquistou a prova por três ocasiões, não se registando mais nenhum vencedor da competição.
No que diz respeito a comeptições internacionais, já três equipas portuguesas conquistaram a Liga Europeia de Andebol, antiga Taça Challenge. O SL Benfica venceu a última edição da prova, em 2022. Contudo, já outros dois emblemas lusos haviam vencido a competição. O Sporting CP sagrou-se vencedor em 2010 e 2017. Já o ABC/UMinho conquistou o troféu internacional em 2016.
Com tudo isto e, tendo em conta o seu extenso palmarés, é fácil perceber que o ABC/UMinho é a grande potência minhota no Andebol. Os bracarenses foram fundados em 1933 e, desde aí, já venceram 13 campeonatos nacionais, 12 Taças de Portugal e sete Supertaças. No entanto, o último título dos minhotos foi conquistado em 2017 e o ABC/UMinho atravessa, desde aí, um período mais apagado da sua história. Na última temporada, a equipa de Braga terminou na décima posição do campeonato. O histórico clube do Minho não termina nos cinco primeiros lugares desde 2018.
O Campeonato Placard Andebol 1 arranca já este sábado. Na primeira jornada da competição, o ABC/UMinho vai defrontar o FC Gaia, fora de casa. O duelo tem início às 18h00, no Pavilhão Futebol Clube de Gaia.
Recorde ainda: O Hóquei em Patins em Portugal