A Academia Minhota vai acolher este ano mais de 2.800 novos alunos.

O presidente da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho), Duarte Lopes, incute aos novos alunos para participarem nas várias vertentes à disposição da vida universitária. Os resultados das candidaturas ao Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior foram anunciados este domingo, dia 12 de setembro, e as matrículas decorrem entre esta segunda e sexta-feira.

De forma mais direcionada para os novos estudantes, Duarte Lopes sugere os núcleos de estudantes, os grupos culturais e mesmo a AAUMinho, à qual preside, para explicar a importância dos caloiros se “envolverem o máximo possível na academia”. Ainda, acrescenta que “a universidade não é só aulas” e que “pode ser muito mais que isso”.

O representante dos alunos refere que o ano letivo transato foi o que mais adesão teve às mais diversas atividades da vida académica. Essa procura significativa refletiu “a vontade das pessoas de participarem em todas as frentes”, garante Duarte Lopes.

Relativamente às vagas ocupadas, a Universidade do Minho preencheu quase 96% dos lugares disponíveis. Trata-se de um número “relativamente previsível”, de acordo com “o elevado número de candidaturas”, menciona o estudante. O presidente da AAUMinho considera que “a aposta feita pela UMinho foi correspondida pelos estudantes”, abordando a ocupação das vagas disponíveis para as novas licenciaturas.

A licenciatura em Engenharia Aeroespacial e em Ciências de Dados garantem a entrada de 61 novos alunos: 30 e 31, respetivamente. Para o representante máximo dos alunos minhotos, os cursos correspondem a “duas áreas científicas estratégicas nos tempos que correm”. Além disso, sublinha que a área de Ciências de Dados é cada vez mais relevante para o “processamento de dados e análise estatística”.