41% dos estudantes entraram na primeira opção.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) divulgou, esta sexta-feira, as colocações da segunda fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES). Os resultados garantem lugar a 9478 alunos, valor que cresceu face a 2021.

Segundo os dados publicados, registou-se uma subida de 3,5% comparativamente com o ano anterior, onde mais estudantes ficaram colocados nos cursos pretendidos. De igual modo, aumentou também o número de estudantes (41%) a conseguir entrar na primeira opção da candidatura.

Em contraste, 5856 alunos não efetuaram a matrícula nos estabelecimentos de ensino onde já tinham sido colocados, permitindo que outros estudantes ocupassem as respetivas vagas, número superior ao ano anterior. Os resultados da segunda fase de colocações evidenciaram igualmente uma escolha maior por parte dos estudantes em áreas com menor densidade geográfica. São exemplos disso o Instituto Politécnico da Guarda ou a Universidade dos Açores.

Os candidatos devem efetuar a matrícula nas instituições de ensino superior a partir de dia 30 de setembro até ao próximo dia 3 de outubro. Para a terceira fase, cujo concurso vai estar aberto de 7 a 11 de outubro, ficam apenas a sobrar 3983 vagas.