Nas redes sociais da academia minhota, Rui Vieira de Castro partilhou uma mensagem aos novos alunos.
Depois de terem sido revelados os resultados da primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, este domingo, o reitor da Universidade do Minho (UMinho), Rui Vieira de Castro, discursou nas redes sociais. A mensagem do chefe máximo aos novos estudantes começa com a frase “É a escolha acertada”.
O reitor refere que a academia minhota tem a preocupação com a “futura transição para o mercado de trabalho”. Nesse sentido, o representante supremo da UMinho evidencia “o ensino de qualidade, preocupado com a inovação dos métodos de trabalho que adota”, bem como a “articulação entre o ensino e a investigação”. Na mesma nota, relembra que “esta é uma universidade entre as 500 melhores à escala mundial”.
Para o reitor e para a UMinho, a chegada de novos alunos “é um momento importante e representa na renovação da instituição”. Para os novos alunos, Rui Vieira de Castro promete uma universidade “cosmopolita, diversa e plural”, revelando o acolhimento de estudantes oriundos de mais de 60 países. “A universidade preocupa-se com a integração de todos, orientada por valores de respeito e promoção da dignidade humana”, acrescenta o reitor.
De forma a tornar mais eficaz a integração dos novos alunos, a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) e a UMinho promovem em conjunto um programa de acolhimento. As Escolas e Institutos também recebem os estudantes na tarde de sexta-feira, dia 16 de setembro, e/ou na manhã de segunda-feira, dia 19 de setembro. As boas-vindas oficiais do reitor e do presidente da AAUMinho, Duarte Lopes, realizam-se no dia 19, às 15h30, no Pavilhão Desportivo do campus de Gualtar, em Braga.
O Programa de Acolhimento também é composto com várias atividades culturais, desportivas e sociais, que decorrem durante o próximo mês. No dia 16, vai acontecer um GPS pelos campi e no dia 20 uma mostra associativa. Os GPS pelas cidades de Braga e Guimarães estão marcados para dia 22 e os saraus com os grupos culturais nos dias 22 e 29. Por fim, no mês de outubro, em Guimarães, vão ocorrer as Serenatas Velhas, no dia 11, a Latada, no dia 12 e os concertos noturnos, no Multiusos, entre os dias 12 e 15.