A equipa minhota teve cinco entradas e quatro saídas no ataque à nova temporada.
Após a descida à II divisão, o Riba D´Ave HC conseguiu corresponder às expectativas e alcançou o segundo lugar na Zona Norte da II Divisão de Hóquei 2021/22 e garantiu assim o acesso ao Play-off de acesso à I Divisão. No Play-off de acesso, a equipa minhota deu continuidade à excelente forma e derrotou o Alenquer e Benfica por 12-5 no agregado do Play-off, o que permitiu o regresso à I Divisão. Quanto à Taça de Portugal, a formação minhota ainda derrotou o Campo de Ourique por 2-5 na segunda eliminatória, mas viria a perder na ronda seguinte em casa contra o Sporting Clube de Portugal por 1-4.
Para esta nova época, o plantel liderado por Raul Meca sofreu algumas alterações em todos os setores da equipa. Cinco entradas e quatro saídas foram as mudanças efetuadas no plantel que vai enfrentar este regresso à I Divisão.
No que toca a saídas, o Riba D´Ave HC ficou sem Miccoli (Juventude Pacense), Renato Castanheira (AA Espinho), Pedro Rocha e Miguel Rocha (Candelária). Para colmatar as saídas no setor defensivo, a equipa minhota contratou o guarda-redes José Nunes, ex-HC Penafiel, e os defesas Carlos Loureiro, ex-Famalicense AC, e Francisco Granadas, ex- AE Física. Por fim, no setor ofensivo, os minhotos contrataram Iñigo Artacho, ex-CP Alcobendas, e Franco Pósito proveniente do Alenquer e Benfica.
A equipa comandada por Raul Meca vai começar o Campeonato de Hóquei em Patins 2022/23 contra o Famalicense AC no próximo sábado, dia 17 de setembro, pelas 18h00.