Os estudantes já chegaram e estão a receber um programa de acolhimento na academia minhota.

A Universidade do Minho (UMinho) vai acolher 251 alunos oriundos de 25 países, no primeiro semestre do ano letivo 2022/2023, para o programa de intercâmbio. Este valor constitui um aumento significativo em relação aos registos de 2021. Espanha, França e Brasil são as origens mais comuns da tabela.

Esta sexta-feira, os estudantes estrangeiros chegaram à UMinho e foram recebidos com um programa de boas-vindas. A iniciativa contou com as intervenções da vice-reitora para a Educação e Mobilidade Académica, Filomena Soares, e da diretora do Serviço de Apoio à Internacionalização, Ana Esteves.

Filomena Soares afirmou que a UMinho “está numa fase de recuperação”, depois do período pandémico. Segundo a vice-reitora, estes alunos vão ter “sempre disponível o apoio da Associação Académica, diretores de curso, serviço de Relações Internacionais e da provedora do estudante”. Nesse sentido, deixou assegurado “o apoio da Universidade”.

De acordo com Ana Esteves, a UMinho “terá sido a primeira escolha” para a maioria dos estudantes. “Pelas caras contentes, penso que estão satisfeitos pela escolha que fizeram”, acredita a diretora.

A UMinho prevê acolher estudantes da Espanha, Itália, Brasil, França, Alemanha, Arménia, Japão, Jordânia, República Dominicana, Uruguai, entre outros. A manhã foi reservada para os futuros alunos conhecerem algumas valências e iniciativas da instituição. Assim, passaram por locais como os Serviços de Apoio às Atividades de Educação, os Serviços dos Sistemas de Informação e Comunicações, bem como os Serviços de Documentação e Bibliotecas. Além disso, os Serviços de Ação Social, o programa Tutorias por Pares, a Associação Académica e o curso de Português Língua Estrangeira – BabeliUM não ficaram de parte.

Da mesma forma, de tarde, os estudantes partiram à descoberta do campus. A iniciativa contou com a colaboração da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) e da European Students Network – Minho (ESN – Minho).