"Estão previstos concertos, workshops, conferências e exposições".

Entre os dias 23 e 30 de outubro, o Festival Arcada traz solistas internacionais de relevo a Braga. Svetlin Roussev e Maté Szücs são os artistas convidados encarregues de orientar masterclasses de violino, viola d’arco e música de câmara. Os artistas vão também apresentar um recital, no dia 26, Maté Szücs e 30, Svetlin Roussev.

O evento propõe a aproximação do “público geral do mundo dos instrumentos de corda” além de abrir possibilidades para formação especializada à comunidade nacional. Para tal, proporciona concertos, conferências, workshops e exposições que se dispersam por vários espaços de importância da cidade, como o Palácio do Raio, o Auditório do Museu D. Diogo de Sousa ou o Museu do Traje Dr. Gonçalo Sampaio. 

O Festival Arcada é promovido pela Sinfonietta de Braga e destaca a cidade na rota mundial das artes eruditas. O projeto conta com a “cooperação de entidades públicas, instituições de ensino de música e agentes culturais” com o objetivo de oferecer oportunidades culturais á região.

Um dos músicos convidados para este evento é Svetlin Roussev, violinista búlgaro. O artista segue a carreira profissional de performance e pedagogia tocando no violino Stravidarius 1710 Camposelice. O artista é solista e a sua performance mais conhecida é a Orchestre de la Suisse Romande.

Máté Szűcs, também convidado para este projeto, é violetista húngaro e professor na Escola Superior de Música Reina Sofia em Madrid e na Universidade de Música de Genebra, na Suíça. Dedica-se a uma carreira musical em paralelo tendo se apresentado como violetista principal da Orquestra Filarmónica de Berlim entre 2011 e 2018.