Propostas para todas as idades.

Não é só de jeropiga e castanhas que é feito o penúltimo mês do ano. Desde concertos a espetáculos de dança, o ComUM apresenta uma diversidade de sugestões culturais na zona do Minho.

Rosalía: Motomami World Tour – Altice Forum Braga

Na sua primeira digressão mundial, a cantora e compositora espanhola, Rosalía, vai passar, dia 25 de novembro, por Portugal, no Altice Forum Braga. Após três anos de sucessos alternativos, um Grammy Award e oito Grammy Latinos, a artista promete trazer, pela primeira vez ao país, os êxitos já conhecidos e os novos do seu mais recente álbum, MOTOMAMI.

O álbum, que dá o nome ao concerto, foi aclamado pelos críticos especializados e pelos meios de comunicação mundiais, que lhe atribuíram o título de “um dos álbuns mais esperados de 2022”. Diversas culturas, géneros e inovação caracterizam a obra.

Altice Forum Braga | site

 Bruno Nogueira: Deixem o pimba em paz – Multiusos de Guimarães

Bruno Nogueira vai trazer o seu característico humor ao Multiusos de Guimarães. A 30 de novembro, o comediante vai apresentar o seu novo espetáculo “Deixem o pimba em paz” pelas 22h. Promete ser uma junção de música e humor, com ajuda da vocalista dos Clã, Manuela Azevedo.

O espetáculo nasceu do fascínio do comediante a tudo o que o pimba engloba, nomeadamente as letras, roupas e coreografias. O principal objetivo é dar uma nova vida às canções já conhecidas pelo público, quer seja através da comédia, protagonizada por Bruno Nogueira, quer pela nova versão que a vocalista vai entregar. O espetáculo é descrito como um evento de “muita descontração e desconstrução”, sendo já considerado um “caso de sucesso”.

Multiusos de Guimarães | site

A Fada dos Dentes, O Musical – Theatro Gil Vicente, Barcelos

A peça “Fada dos Dentes”, vai ser apresentada ao público às 16h do dia 6 de novembro em Barcelos, no Theatro Gil Vicente. Categorizada como um “musical didático”, a representação pretende juntar “música, dança, brilho, emoção e fadas desastradas” e promete encantar miúdos e graúdos numa animada tarde de domingo. 

O enredo tem como objetivo ensinar aos mais novos os cuidados a ter no que toca à higiene oral.  A companhia de teatro Growup Produções criou o “Reino dos Dentes”, onde a fada Joaninha Dentinho mostra às crianças como são planeadas as missões de troca dos dentes de leite saudáveis por estrelas de desejos.

Theatro Gil Vicente | Facebook

SOA, de Raquel Castro – Centro Cultural de Paredes de Coura

Raquel Castro vai divulgar o seu mais recente filme, “Soa”, no Centro Cultural de Paredes de Coura. A sessão vai decorrer às 21h30 do dia 3 de novembro e engloba ecologia, cidadania e políticas urbanas.

“Soa” demonstra um extremo cuidado no que toca ao som. O ambiente sonoro, o silêncio e todos os aspetos relacionados ao som, desde o infra ao ultrassom até às frequências e ao ritmo, são intensamente trabalhados, de modo a mostrar “como a paisagem sonora nos afeta e de como somos responsáveis pelo som que geramos”.

Caminhos do Cinema Português | site

A melodia das trevas, de Alua Polen – Casa da Cultura de Melgaço

Melgaço traz de volta a “Noite dos Medos”, que vai contar com diversas atividades. Entre elas destaca-se a exposição “A Melodia das Trevas”, de Alua Pólen, que estará ao dispor do espectador até 26 de novembro na Casa da Cultura de Melgaço.

Alua Pólen corresponde ao casal de artistas Manuel António e Paula Dacosta, que optaram por fazer um anagrama da junção dos seus nomes, surgindo este nome artístico. Contando já com 30 anos de amor pela arte, o casal traz a Melgaço a sua exposição, que se direciona a pinturas inspiradas na época mais assustadora do ano: o Halloween.

Município de Melgaço | Facebook

Festival BINNAR – Vila Nova de Famalicão

De 8 a 25 de novembro, Vila Nova de Famalicão recebe, pela sétima vez, o festival BINNAR, em vários espaços do concelho. O festival engloba música, performance, fotografia, teatro, vídeo, escultura e imagem, sendo a entrada para qualquer categoria gratuita.

Este ano destacam-se as exposições Something and Post-Something , Nest e Vincent Moon.  Para além disso, o festival de videopoesia MARXE e o documentário “Lisboa, Cidade Triste e Alegre” de João Trabulo, ambos dia 10 de novembro, são as escolhas cinematográficas do festival. A níveis musicais o BINNAR dará o microfone a Tiago Sousa e à banda rock Solar Corona Elektrische Maschine.

Binnar | site

Ensaio Sobre A Cegueira – Theatro Circo, Braga

Saramago entra, de 25 a 26 de novembro, pelas portas do Theatro Circo, em Braga. Os teatros nacionais do Porto e da Catalunha fazem um elogio a obra que conduziram o mítico autor ao Prêmio Nobel da Literatura em 1998.

Em Língua Portuguesa e Catalã, Ensaio sobre a Cegueira “olha a cidade como um lugar que é preciso reerguer das ruínas da nossa bestialidade”. Uma peça de teatro diferente, onde o “cosmopolitismo” e o “futuro” conduzem a trama.

Theatro Circo | site

Porque é Infinito – Centro Cultural Vila Flor, Guimarães

“Porque é Infinito”, que tem por base um dos clássicos de Shakespeare, “Romeu e Julieta”, vai estar em cena no Centro Cultural Vila Flor, no dia 26 de novembro. O diretor artístico Victor Hugo Pontes funde o movimento à palavra, com a sua tão particular linguagem coreográfica . 

Os textos do espetáculo, que envolve dança e teatro, resultam de uma pesquisa documental, escrita por Joana Craveiro. “Romeu e Julieta” é colocada nos dias de hoje, percorrendo as certezas e as incertezas da adolescência, para além das temáticas típicas da obra: os excessos, o amor e a morte.

Artigo por: Filipa Correia e Martim Diogo