“É um primeiro passo para a criação na Eurorregião Tui-Valença do Centro de património imaterial galego-português”
Após o acordo assinado esta semana, a Associação Ponte…nas Ondas! (PNO!) encontra-se perto de dispor de um espaço físico que funcione como Centro de Património Cultural Imaterial Transfronteiriço (PCI). Este projeto resulta de uma colaboração com a Câmara Municipal de Valença e o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial do Rio Minho (AECT Rio Minho).
A Câmara de Valença vai ceder à PNO! um espaço a definir no Concelho para a instalação do repositório cultural do PCI transfronteiriço. Também se compromete a contribuir com a valorização deste repositório cultural nos próximos anos.
Este centro PCI vai abranger um espaço de documentação e atividades, tais como, oficinas, concertos, palestras, exposições temporárias. Conta também uma exposição permanente à volta de cinco áreas temáticas: tradições orais, contos e lendas, cultura marítimo-fluvial, cultura agrária e ciclo festivo anual. Além disso, o centro vai estabelecer colaboração com outros projetos museológicos do território transfronteiriço.
Acrescenta-se ainda a proposta da PNO! de um espaço com funções de repositório cultural, destinado a património cultural imaterial galego-português denominado Centro do Património. – Centro PCI. O objetivo é a criação de um espaço vivo, mais além do que um museu tradicional, com exposições, projeções, palestras.
Esta oportunidade surge, com a criação de um protocolo de colaboração para o desenvolvimento de ações de preservação do PCI como forma de simbolizar o Projeto Livhes, co-financiado pelo programa Interreg-Sudoe 2014-2020. Conta com a assinatura da Câmara Municipal de Valença, do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial do Rio Minho (AECT Rio Minho) e da PNO!.