A Conferência anual do SGroup arranca esta semana na cidade de Guimarães

A Academia Minhota acolhe, esta semana, a conferência anual do SGroup- Universities in Europe. O evento decorre entre terça e quinta-feira, nos dois campus de Guimarães, Azurém e Couros, e no Teatro Jordão. Para além de conferências, também vão ocorrer reuniões dos grupos de trabalho da rede SGroup e a Assembleia-Geral.

A rede do grupo contém 48 instituições de 29 países, 23 europeus e seis fora da Europa, para promover a excelência na educação e investigação universitária. No entanto, segundo uma nota enviada pela UMinho, o primeiro dia é apenas “direcionado para os diretores de relações internacionais das universidades parceiras da rede”.

Esta quarta-feira acontece um dos destaques do evento, a Think Tank Academy (TTA) Conference, no Teatro Jordão. Para quem não conseguir marcar presença, as atividades da parte da manhã vão ser transmitidas no canal de Youtube do SGroup.

As apresentações focam-se no tema “Social Innovations on campus and beyond”, que estão organizadas em cinco áreas: América Latina, China, África, Educação Doutoral e Missão Social das Universidades. Posteriormente, vai ocorrer um workshop sobre estratégias institucionais para engajamento global, um fórum de discussão sobre os desafios do ensino superior e duas mesas redondas que vão abordar a transição sustentável e digital do ensino universitário global.

Na quinta-feira, último dia do evento, vai ocorrer a Assembleia Geral. Esta assembleia é composta por um representante de cada universidade, mas com restrição aos membros da SGroup.

A SGroup-Universities é uma organização sem fins lucrativos de direito espanhol, fundada em 1989. Tem como objetivo promover a excelência universitária em educação e investigação e expandir a articulação entre a educação, investigação e transferência do conhecimento. A sua missão passa por quatro áreas de cooperação, estratégia de internacionalização, colaboração académica, mobilidade académica e transferência de conhecimento. Desde 2020 que, Arnim Heinemann, da University of Bayreuth, na Alemanha, preside o grupo.