Dez gilistas não conseguiram impedir a primeira vitória caseira do GD Chaves.

O Estádio Municipal Engenheiro Manuel Branco Teixeira recebeu o encontro entre transmontanos e minhotos, a contar para a décima jornada da Liga Bwin. O GD Chaves partia para esta partida na 11ª posição da tabela com 12 pontos conquistados, não tendo ainda conseguido vencer no seu próprio terreno. Próximo da zona de despromoção estava o Gil Vicente FC, com duas vitórias e três empates nesta campanha.

O GD Chaves conseguiu entrar em força no jogo e criou várias ocasiões de golo. Contudo, aos 25 minutos, contra a corrente da partida, foi o conjunto de Barcelos a inaugurar o marcador, na sequência de uma transição, por Fran Navarro. Com este golo, o avançado espanhol igualou Pedro Gonçalves e Gonçalo Ramos como goleadores máximos do campeonato, com seis golos registados.

A equipa flaviense continuou a atacar a baliza minhota, chegando mesmo a colocar a bola nas redes, por intermédio de Issah Abass. Para infelicidade do público da casa, o golo acabou por ser anulado por fora de jogo, após análise do VAR.

Já nos descontos da primeira parte, o Gil Vicente FC ficou reduzido a dez unidades, com a expulsão de Adrían Marín. O lateral foi expulso após impedir a progressão de João Correia, que se aproximava da baliza dos gilistas.

A segunda metade do encontro não foi do agrado da equipa orientada por Ivo Vieira, que, com um homem a menos, viu-se constantemente pressionado pelo ataque do GD Chaves. Foram precisos apenas 38 segundos para a equipa da casa chegar à igualdade, com um golo do médio João Mendes.

Dados 14 minutos na segunda parte, a equipa da casa conseguiu, finalmente, chegar à vantagem, com um golo de Jonny Arriba. Aos 67 minutos do encontro, João Mendes, eleito melhor jogador em campo pela Liga Portugal, bisou na partida, estabelecendo o resultado final em 3-1.

Com este resultado, o Gil Vicente FC mantem-se na 15ª posição da tabela classificativa, com um ponto a mais que o CD Santa Clara e em igualdade pontual com o Rio Ave FC, que leva um jogo a menos que os gilistas.

Recorde ainda: Gil Vicente FC confirma favoritismo e vence em Serpa