O trio de bruxas que fez sucesso em 1993 e marcou uma geração retorna com capacidade de renovar seus admiradores e manter o público original. Dia 30 de setembro de 2022, Hocus Pocus 2 foi lançado no streaming Disney + e já contou com números exorbitantes de visualizações, se tornando a maior estreia da plataforma.
A história é narrada em dois tempos diferentes na cidade Salem, Massachussetts. Desta vez, inicia-se com as irmãs Winifred, Sarah e Mary enquanto crianças, e a origem de se tornarem bruxas. Logo depois há um salto para os dias atuais.
As adolescentes protagonistas agora são três amigas que se conhecem há um bom tempo e já tem certa familiaridade com o mundo esotérico. Contudo, apenas duas continuam com os rituais porque o trio está afastado. A amizade entre elas é um dos temas desenvolvidos no decorrer da obra. A trama é desencadeada quando as jovens compram, sem saber, a vela que acenderia a chama negra e traria de volta as lendárias irmãs.
Um ponto importante é o carisma das atrizes intérpretes das Sanderson. A nostalgia, adaptação de roteiro e claro, a atuação de Bette Mitler (Winnie), Sarah Jessica Parker (Sarah) e Kathy Najimy (Mary) faz com que as personagens continuem interessantes e divertidas de acompanhar. Ao longo da trama são comentadas algumas citações de quando foram invocadas no primeiro filme.
E obviamente os números musicais! Marcantes na primeira obra, dessa vez não seria diferente. Versões muito bem feitas e humoradas de The B*tch Is Back, de Elton John (agora Witches Are Back) e One Way or Another, de Blondie são os momentos de destaque de flash mob na longa-metragem.
Com a continuação de Hocus Pocus sendo lançada em 2022, reflete-se no filme a roupagem atual e mais comunicativa com a geração juvenil e as representatividades que são trazidas à tona. Pelo histórico de receio em simplesmente apresentar assuntos que possam ser considerados tabus em produções da Disney, é interessante destacar a presença de Drag Queens e casais LGBTQIA+ como figurantes.
No geral, entrega-se uma película que por sua vez cumpre a missão de entreter e manter a sensação nostálgica. O roteiro é simples, no entanto, funciona. O humor sempre intrinsecamente difundido em pequenos detalhes permitem que a obra cinematográfica seja um momento de conforto ao telespectador. E com o final exposto, é válido dar o benefício da dúvida às irmãs Sanderson, talvez elas não sejam tão más assim.
Título Original: Hocus Pocus 2
Realização: Anne Fletcher
Argumento: Jen D’Angelo, David Kirschner e Blake Harris
Elenco: Bette Midler, Sarah Jessica Parker e Kathy Najimy
Estados Unidos da América
2022