Tenista vimaranense quebrou uma série de quatro derrotas consecutivas.
João Sousa (67º ATP) regressou este sábado às vitórias no circuito ATP, ao levar a melhor no duelo com o “wild card” austríaco Alexander Erler (769º ATP). O encontro, referente à primeira ronda da fase de qualificação do ATP 500 de Viena, ficou decidido em dois equilibrados sets favoráveis ao vimaranense por 7-6(5) e 7-5.
O tenista português entrou mais forte no encontro e alcançou um “break” cedo para liderar por 2-1. A partir deste momento, ambos os tenistas foram mantendo os seus jogos de serviço sem grandes dificuldades até ao 5-4 favorável a Sousa. Com o serviço na mão para fechar o primeiro set, o vimaranense tremeu e permitiu a igualdade ao tenista da casa. Desta forma, após se verificar uma igualdade a seis jogos, a decisão do parcial seguiu para o tie-break. No desempate, João Sousa foi mais forte e venceu por 7-5, conquistando assim o primeiro set do encontro.
O segundo parcial decorreu ao ritmo dos servidores, já que ambos os tenistas seguraram os seus serviços sem sobressaltos até ao 5-4 para João Sousa. Nesta altura, o vimaranense dispôs de um primeiro match point, mas Erler acabou por sair por cima. Depois de fazer o 6-5, o número um nacional preparou nova investida sobre o serviço adversário. Desta vez, foi o português a levar a melhor, conseguindo fechar o encontro ao quarto ponto de jogo.
Apurado para a segunda e última ronda do qualifying, João Sousa vai agora defrontar o japonês Yoshihito Nishioka (39º ATP), que bateu o bielorusso Ilya Ivashka (70º ATP) por 6-2 e 7-6(4). O nipónico lidera o confronto direto com o português, fruto de duas vitórias conquistadas em 2019.
Recorde ainda: João Sousa derrotado na estreia no ATP 250 de Gijón