Guimarães volta a encher-se de caloiros e trajados para mais uma edição da Latada.

Como já é habitual, os alunos percorreram o centro histórico da cidade de Guimarães cobertos de latas. Esta edição da Latada ficou marcada pela estreia de novos cursos da Universidade do Minho no evento, Engenharia Aeroespacial e Ciência de Dados.

A Latada é, para muitos estudantes, “o primeiro momento em que sentimos que fazemos parte de algo maior”, afirma Carmo Guimarães, aluna de Engenharia Biomédica. Acrescenta também que neste evento, pela primeira vez no ano, “veem-se os cursos, vê-se a dedicação das pessoas e as tradições”. Bruna Sismeiro, caloira de Ciências da Comunicação, considera que foi “uma experiência incrível”. Aponta ainda que se sente orgulhosa por representar o curso.

Tal como nas edições anteriores, todos os cursos fizeram uma apresentação. Muitos deles aproveitaram esta oportunidade para se manifestarem quanto a problemas sociais atuais, como a carência de alojamento estudantil e de apoios ao ensino superior ou a falta de direitos das mulheres iranianas.

Na edição deste ano, foi o curso de Gestão de Sistemas de Informação que saiu vencedor. O segundo lugar foi atribuído a Biologia Aplicada, seguindo-se por Sociologia no terceiro.