Três dias de festa de teatro, a partir de peças originais nascidas em Guimarães.

Entre os dias 21 e 23 de outubro, o Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, recebe mais uma edição da MAT – Mostra de Amadores de Teatro. Após uma convocatória pública, lançada aos grupos de teatro amador no concelho, o CETE – Convívio e Teatro Experimental, a ADCL – Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais, A TRAMA e a CITÂNIA foram os grupos selecionados para a edição deste ano.

Segundo avançado pela organização, em “três dias de autêntica festa de teatro”, os grupos vão apresentar quatro peças originais, que prometem “surpreender o público com novas criações nascidas em Guimarães”. Assim, no dia 21 de outubro, às 21h30, a ADCL apresenta “O Conto de Inverno”, de William Shakespeare – “uma história de ciúmes, crime e castigo, de paixão, de dor e de morte numa reflexão com as estações do ano: depois do inverno a luz da primavera”.

No dia 22 de outubro, é a vez da associação juvenil CITÂNIA dar a conhecer os “Contos Isolados”, uma criação feita a partir dos textos originais de Andreia Dias, Emília Marques, Fabiana Vieira e Luísa Ribeiro. No mesmo dia, A TRAMA apresenta “uma comédia pop porn capitalista que versa sobre solidão, ambição e poder, bolicaos, bongos e napoleões de chocolate” – as “Crónicas de um Homem Mau”, criação sugerida a partir de Chronicles of a Sick Man, de Marlin Wash.

A festa de teatro termina no dia 23 de outubro, às 17h00, com “A arte de amar fora d’horas”, que reúne todos os grupos de teatro amadores vimaranenses – ARCAP (Joel Costa e Rosa Ferreira), ATRAMA (Elisabete Abreu), GT Citânia (Bruno Laborinho), GT Campelos (Paulo Teixeira), OSMUSIKÉ (Emília Ribeiro e Luís Mendes), ADCL (Cristina Moreira) Jovidém (Marcela), Grupo Teatro Coelima (Rui Fernandes), Ciclo de Arte e Recreio (Jorge Cristino), Cem Cenas (Leonel), Teatro Experimental do Cano (Elinete) e As Vitórias (Carlos Oliveira) – para fechar gavetas e abrir janelas a estas pessoas que “dedicam o seu amor, fora de horas, ao teatro”.

Os bilhetes para cada um dos espetáculos podem ser adquiridos nas bilheteiras físicas do Centro Cultural Vila Flor, Centro Internacional das Artes José de Guimarães, Casa da Memória e Loja Oficina, bem como online em aoficina.pt.