Exposição comemora a Implantação da República

“Proibido por inconveniente” é o nome da exposição que apresenta materiais raros do Estado Novo, a ser exibida em Viana do Castelo no próximo mês. A inauguração decorre no feriado da Implantação da República, 5 de outubro, nos Antigos Paços do Concelho.

A mostra é resultado de uma colaboração entre o Arquivo EPHEMERA e a Câmara Municipal de Lisboa, com apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo. Segundo a organização, a exposição “documentam um período muito importante da história do país”. Os materiais são não só do arquivo EPHEMERA, mas também “cedidos por particulares vianenses, familiares de opositores ao Estado Novo”.

Cartas, folhetos políticos, textos políticos, apontamentos de reuniões partidárias e de associações cooperativas e processos judiciais de opositores fazem parte do espólio documental de Ribeiro da Silva, advogado vianense oposicionista. Estes documentos foram entregues pelos filhos e vão fazer parte da exposição.

“Proibido por inconveniente” tem como objetivo mostrar “a Liberdade pela sua negação”, mostrando a Censura e a ditadura de 5 a 30 de outubro das 10h às 17h. Dia 8 e 22 de outubro vão ser dinamizadas visitas guiadas sob marcação.

A curadoria é assinada por Carlos Simões e Júlia Leitão de Barros.