A (des)igualdade no desporto é o tema deste ano
Em Guimarães assinala-se, amanhã, dia 24 de outubro, o Dia Mundial para a Igualdade com um conjunto de iniciativas que promovem a inclusão de toda a comunidade do concelho. Este ano, serão apresentados os testemunhos dos atletas desportistas, uma vez que o foco atual vai para as questões das (des)igualdades no desporto.
O evento vai contar com a parceria da Escola Profissional de Guimarães CISAVE, com o Vitória Sport Clube, com o Clube de Ginástica de Guimagym, o Clube Recreativo de Candoso e com o GTEAM Guimarães Football Club. As celebrações vão ter início com a partilha dos depoimentos, através de meios digitais do Gabinete de Comunicação do Município, dos atletas de modalidades como futebol, futsal, andebol, voleibol, basquetebol, jiu-jitsu, ginástica acrobática e ginástica artística masculina. Além destes, vão ser também apresentados testemunhos dos órgãos sociais do Vitória Sport Clube, bem como, uma intervenção do Vereador do Desporto e Juventude, Nelson Felgueiras.
O início da tarde vai contar com a apresentação de dois monólogos ao vivo do projeto “Tabu!”, levados a cabo pela Associação de Narrativa e Teatro de Intervenção (A.N.T.I). Será também afixada, durante o dia, uma lona no edifício da Divisão de Ação Social e será feita a partilha de uma mensagem de Paula Oliveira, Vereadora e Conselheira Municipal para a Igualdade, feita através dos meios digitais do Gabinete de Comunicação do Município.
As comemorações alusivas a 24 de outubro são, portanto, um compromisso coletivo de cidadania desde 2010. Este dia tem envolvido anualmente milhares de pessoas, centenas de entidades e dezenas de municípios de todo o território português. O Município de Guimarães tem sido reconhecido pela promoção da Igualdade, da Inclusão e da Justiça, tendo sido condecorado pela terceira vez consecutiva ao prémio “Viver em Igualdade”, atribuído pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG).