Marshall Bruce Mathers III, mais conhecido como Eminem, celebra esta segunda-feira, dia 17 de outubro, 50 anos. O ícone do hip-hop é um dos artistas com mais vendas de todos os tempos, com sucessos como “Lose Yourself” e “Love the Way You Lie”.
Nascido a 17 de outubro de 1972, Eminem é natural de St. Joseph, Missouri. O rapper é filho único de Deborah Nelson Mathers-Briggs e Marshall Bruce Mathers, que o abandonou com apenas um ano e meio. Aos doze anos, Marshall e a mãe mudam-se para Warren, Michigan, um subúrbio de Detroit.
O seu interesse pelo hip-hop nasceu ao ouvir um álbum do grupo Beastie Boys e foi a partir daí que começou a fazer alguns raps amadores, ainda com 14 anos. Nessa altura já utilizava o pseudónimo de M&M. Rapidamente lançou um EP chamado “Steppin’ onto the Scene” no grupo Bassmint Productions, até sair do mesmo e alterar o seu nome artístico para Soul Intent. Em 1995 lançou o primeiro single “Fuckin’ Backstabber” (1995)
Entrando no mundo do hip-hop, Marshall percebeu que a maior parte dos integrantes do movimento eram descendentes de afro-americanos. Apesar disso, acabou por se incluir e ser aceite pelo público underground, muito devido à participação frequente em batalhas de freestyle. Ainda assim, a rejeição inicial fez crescer em si, de acordo com alguns críticos e músicos, uma raiva que flui até aos dias de hoje.
Depois de assinar contrato com a produtora Aftermath Entertainment/Interscope Records em 1998, o também compositor lança o seu primeiro álbum de estúdio – “The Slim Shady LP”. O produtor maioritário do álbum foi Dr. Dre, e desde então, há uma grande união pessoal e musical entre ambos. Este álbum passou a ser um dos mais populares de 1999, recebendo três vezes a certificação de platina da RIAA.
Já “The Marshall Mathers LP”, lançado no ano 2000, chegou a vender 1,76 milhão de cópias apenas na primeira semana, batendo o recorde de álbum mais vendido de hip hop. Para além disso, foi o mais vendido na primeira semana na história dos Estados Unidos. O primeiro single lançado foi “The Real Slim Shady”, o sucesso que também provocou bastante controvérsia.
Relativamente a prémios e posições de tabela, a revista Q selecionou a música “Stan” como a melhor canção rap de sempre e a mesma ficou ainda na posição 290 nas “500 melhores músicas de todos os tempos” da revista Rolling Stone. Eminem foi certficado como Platina nove vezes pela RIAA.
O seu terceiro álbum, “The Eminem Show”, lançado em 2002, contém um dos grandes singles do cantor – “Without Me”. Após certificado novamente como Platina, neste caso oito vezes, o produtor continuou regularmente o seu percurso publicando o disco “Encore” menos de dois anos depois.
Seguiram-se, a partir de 2009, “Relapse”, “Recovery”e “The Marshall Mathers LP 2” e, mais tarde, “Revival”, “Kamikaze” e “Music to Be Murdered By”. Alguns destes álbuns continuaram, como apanágio, a ganhar diversos prémios. Em foi o primeiro rapper a ganhar um Grammy de Melhor álbum de rap por três álbuns consecutivos e foi também o primeiro rapper a ganhar um Óscar.
Fora a qualidade da sua música, Marshall não é uma personalidade muito consensual. Para além dos problemas legais de agressão e porte de armas e o vício em álcool e drogas, Eminem é considerado por muitos um “fanático racista”, um “misógeno” e “homofóbico”. Muitas das suas letras são a justificação para estas críticas, no entanto, o cantor sempre se defendeu negando as acusações.
A verdade é que Eminem quebrou bastantes barreiras no mundo da música, mudando e criando um impacto na cultura. Com meio século, o cantor tem um percurso distinto e notável e não há dúvidas de que ainda tem muito para nos mostrar.