ADCR Caxinas alcançou a igualdade já dentro do último minuto.

O SC Braga/AAUM estreou-se com um empate diante do ADCR Caxinas na edição 2022/23 da Liga Placard. A partida realizada no Pavilhão Desportivo da Universidade do Minho acabou empatada a dois golos, apesar de os bracarenses terem ido para o intervalo a vencer por 2-0.

Nos primeiros minutos, o ascendente da partida esteve do lado bracarense. Robinho, reforço proveniente do SL Benfica, rematou colocado, mas o guarda-redes Bruno Felipe conseguiu desviar o esférico para o poste. Depois deste lance, o ADCR Caxinas conseguiu equilibrar a partida, obrigando o guardião Leandro Costa a aplicar-se em três ocasiões, em resposta aos remates de Bruninho, Felipe Leite e Raúl Moreira, este último na sequência de um livre direto.

Com o domínio da partida a fugir à formação da casa, o técnico Joel Rocha pediu uma pausa técnica e a reação da sua equipa não podia ter sido melhor. Canto cobrado de forma exímia por Robinho no lado esquerdo e Rúben Santos a encher o pé para assinar o primeiro golo da tarde. A resposta da turma visitante não se fez esperar e saldou-se numa perdida incrível de Rúben Teixeira, que foi incapaz de desviar o passe de Felipe Leite para a baliza deserta.

A menos de dois minutos para o intervalo, surgiu o segundo tento do SC Braga/AAUM. A pressão alta dos gverreiros originou o erro adversário, que entregou a bola nos pés de Tiago Sousa. O jogador, formado precisamente no ADCR Caxinas, não se fez rogado e bateu Bruno Felipe pela segunda vez. Sem mais lances de relevo, o intervalo chegou com vantagem arsenalista.

O segundo tempo arrancou com o ADCR Caxinas à procura de um golo que permitisse reentrar na luta pelo resultado. Logo ao quarto minuto, a formação recém-promovida ao escalão principal do futsal português reduziu a desvantagem por intermédio de Raúl Moreira que, após combinação com o pivot Felipe Leite, rematou cruzado e bateu Leandro Costa.

Nos minutos seguintes, o SC Braga/AAUM voltou a retomar o controlo do jogo. Ao minuto 29, Rudi fez a bola embater na trave da baliza forasteira, num remate ainda desviado por Rómulo. Cinco minutos volvidos, nova ameaça do lado bracarense, mas a tentativa de Robinho saiu ligeiramente ao lado.

O jogo aproximava-se do seu fim numa toada morna e sem grandes oportunidades para nenhuma das equipas, até que o treinador visitante Nuno Silva decidiu apostar na estratégia de 5×4. Com menos de dois minutos para jogar, as primeiras posses de bola do conjunto visitante acabaram por redundar em remates de jogadores da casa, mas tanto Ricardo Lopes como Tiago Sousa não conseguiram encontrar o caminho da baliza deserta.

Nesta altura, já só sobravam 25 segundos no cronómetro, tempo que se revelou suficiente para o ADCR Caxinas alcançar o empate através dos mesmos protagonistas do primeiro golo. Raúl Moreira apareceu solto de marcação no lado direito e serviu Felipe Leite, que se limitou a encostar à boca da baliza e confirmar o balde água fria nas hostes bracarenses. Até final, foi a vez de Joel Rocha também apostar no 5×4, mas sem sucesso.

A próxima jornada reserva ao SC Braga/AAUM uma deslocação ao terreno do AD Fundão. O encontro referente à segunda jornada da Liga Placard está marcado para o próximo dia 15 de outubro, sábado, às 17h00.

Recorde ainda: SC Braga/AAUM perde com o Eléctrico FC e falha meias-finais