Minhotos sofreram a primeira derrota no campeonato.
Num jogo a contar para a oitava jornada da Liga Bwin, o SC Braga deslocou-se ao terreno do FC Porto. A partida, que contou com 44830 espectadores, terminou com a vitória dos dragões por 4-1.
A primeira grande oportunidade do jogo acabou mesmo por resultar em golo. Matheus, guardião bracarense, com Mehdi Taremi pela frente, ainda conseguiu intercetar a bola num primeiro momento. No entanto, o esférico sobrou para Eustáquio, que, com uma assistência com conta, peso e medida, permitiu a Evanilson encostar de peito e adiantar o FC Porto no marcador.
Apenas dois minutos depois, os dragões voltaram a marcar. Medhi Taremi fez um passe em profundidade que deixou o FC porto numa situação de dois para um. Pepê conduziu o esférico até ao interior da área e assistiu Estáquio que só teve de encostar para o 2-0.
A resposta minhota surgiu pouco tempo depois, Iuri Medeiros aproveitou uma desatenção da defesa adversária juntamente com uma saída em falso de Diogo Costa e contornou o guardião. No entanto, com a baliza aberta, atirou ao lado.
Já na compensação da primeira parte, foi novamente a turma caseira a criar perigo, Rodrigo Conceição cruzou do lado direito e Medhi Taremi, de primeira, deixou Bruno Costa sozinho para rematar. O médio portista dominou e rematou para uma boa intervenção de Matheus. O resultado ao intervalo era 2-0.
O SC Braga entrou na segunda parte na tentativa de inverter o resultado e foi nos pés de Ricardo Horta que viu a primeira oportunidade a ser criada. O extremo internacional português armou um remate de fora de área que bateu na trave da baliza de Diogo Costa.
A formação visitante ameaçou e de seguida chegou mesmo ao golo. Cruzamento de Victor Gomez a partir do flanco direito e, na tentativa de cortar a bola, Pepe acabou por introduzir a bola na própria baliza.
No melhor pano cai a nódoa e foi na melhor fase do SC Braga na partida que o Porto voltou a marcar. Medhi Taremi fez um túnel ao defesa adversário e assistiu Pepê, que colocou a bola no fundo das redes e fez o 3-1.
O FC Porto voltou a criar perigo ao minuto 81. Na sequência de um pontapé de canto cobrado na direita do ataque, Marko Grujic cabeceou ao poste da baliza adversária.
Na passagem do minuto 84, grande contrariedade para a turma minhota, que viu o seu guarda-redes Matheus ser expulso por falta sobre Mehdi Taremi. Tiago Sá entrou para a posição.
O recém-entrado guardião ainda teve um papel importante na partida. Tiago Sá conseguiu evitar o 4-1, com uma boa defesa em resposta ao remate de Zaidu, que estava isolado.
A formação orientada por Sérgio Conceição teve mais uma ocasião soberana, mas não foi capaz de marcar. Zaidu cruzou da esquerda e o central David Carmo, em cima da linha de golo, atirou por cima.
Depois de várias tentativas, o FC Porto chegou ao quarto por intermédio de Galeno. Verón rematou e o guardião bracarense conseguiu defender. No entanto, a bola sobrou para Galeno, que fixou o resultado em 4-1.
O SC Braga cai assim para o terceiro lugar, em igualdade pontual com o FC Porto. Os bracarenses focam agora as atenções na Liga Europa, com jogo marcado para esta quinta feira frente ao Royale Union SG.
Recorde ainda: SC Braga leva a melhor frente ao FC Vizela