O encontro ficou decidido através da marca de grande penalidade.

O SC Braga perdeu, esta quinta-feira, perante o Union Berlin, por 1-0. O encontro alusivo à quinta jornada da Liga Europa foi disputado no Estádio An der alten Forsterei, em Berlim.

À entrada para o jogo, os germânicos estavam obrigados a vencer para ficarem a depender apenas de si próprios na luta pelo apuramento. Para o SC Braga bastava um empate para se colocar nessa situação. Desta forma, os minhotos entraram na partida com uma postura mais expectante e a oferecer a iniciativa de jogo ao adversário.

Apesar do maior ascendente germânico, as melhores ocasiões da primeira metade pertenceram aos arsenalistas, que viram Ronnow defender a dois tempos um tiro de Ricardo Horta. Pouco depois, após uma recuperação em zona adiantada de Castro, Abel Ruiz rematou cruzado, mas o esférico passou ao lado da baliza. Ainda antes do descanso, foi a vez de Sheraldo Becker testar os reflexos de Matheus, mas o guardião bracarense respondeu à altura.

A segunda parte manteve-se no mesmo registo da primeira. A formação alemã sentia-se desconfortável com longos períodos de posse, revelando bastantes dificuldades para criar perigo real na baliza de Matheus.

Por outro lado, o SC Braga também não arriscava demasiado no ataque, para não conceder espaço nas costas aos rápidos atacantes adversários. Apesar da prudência minhota, as primeiras oportunidades da segunda parte pertenceram aos Gverreiros através de um forte remate de Fabiano à figura do guardião da casa e um cruzamento de Iuri Medeiros que Abel Ruiz não conseguiu desviar.

Ao minuto 68, aconteceu o lance que viria a decidir o encontro. A bola bateu no braço de Fabiano na grande área arsenalista e o árbitro Craig Pawson, após consulta ao VAR, apontou para a marca dos 11 metros. Robin Knoche não vacilou e colocou o Union Berlin na frente.

A precisar de marcar, Artur Jorge chamou Rodrigo Gomes e André Horta para jogo, mas a tímida reação dos minhotos acabou abafada pela dimensão física da formação germânica. A turma da casa superiorizou-se na maioria dos duelos, tanto pelo ar como pelo chão. Ainda assim, Ricardo Horta esteve perto do empate em cima do minuto 90 através de um livre direto, mas Ronnow, com bastante sorte à mistura, conseguiu desviar para canto.

Com este resultado, o SC Braga desceu ao terceiro lugar do grupo com sete pontos, menos dois que o adversário de hoje. O último jogo dos bracarenses é em casa frente aos suecos do Malmo, às 20h00 da próxima quinta-feira, dia 3 de novembro.

Para assegurar a continuidade na competição, os minhotos necessitam de vencer e esperar por um deslize do Union Berlin na deslocação ao reduto do Royale Union Saint-Gilloise. Na pior das hipóteses, a presença na UEFA Conference League já está assegurada.

Antes do jogo decisivo da competição europeia, os arsenalistas focam-se na visita ao Gil Vicente FC. A partida para o campeonato é neste domingo, dia 30 de outubro, às 20h30.

Recorde ainda: Chuva de golos dá empate entre SC Braga e Royale Union SG