Foram arrecadadas 210 medalhas na época 2021/2022.
Na passada segunda-feira, foram conhecidos no salão medieval da reitoria os vencedores da XXI Gala de Desporto da Universidade do Minho. Em cima da mesa estiveram quatro categorias, com especial destaque para a natação, homenageadas pela prestação da temporada 2021/2022.
Na época passada, natação conseguiu arrecadar onze medalhas de ouro, nove de prata e quatro de bronze. Maria Mimosa, treinadora de natação, foi premiada como Treinadora do Ano. Já o nadador Rafael Simões, que conquistou medalha de ouro em Piscina Curta, foi distinguido como Atleta do Ano.
Sofia Oliveira, praticante de Kickboxing, foi galardoada como Atleta Feminina do Ano. A atleta é campeã europeia universitária e detentora de uma medalha de ouro. Ana Coelho, do Taekwondo, arrecadou também um prémio na XXI Gala de Desporto. A atleta, que já leva três campeonatos nacionais universitários e que conquistou um quinto lugar no Campeonato Europeu Universitário, foi distinguida na categoria Percurso Desportivo.
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) ocupou também um lugar de destaque na gala. A FPF foi reconhecida pela cooperação com a universidade ao longo de 13 anos. A entidade, em parceria com a UMinho, desempenhou um “papel muito ativo no desenvolvimento de projetos que visam a conciliação da formação escolar e desportiva de jovens atletas e a formação pós-graduada de quadros altamente especializados”, de acordo com Guilherme Pereira, pró-reitor da academia minhota.
O pró reitor da Universidade do Minho frisou a importância da participação dos 306 estudantes-atletas que compareceram nas diversas atividades da Federação Académica do Desporto Universitário, bem como a todos os que ajudaram na organização. Num total de 210 medalhados, o dirigente acredita que “estes números são sinónimo da importância e dimensão do projeto da Universidade do Minho, à escala europeia”.