O projeto visa melhorar a qualidade de ensino e a reforçar o acompanhamento aos alunos do primeiro ano.

As universidades e os politécnicos públicos vão adquirir 7 milhões de euros destinados à criação de programas de combate ao abandono escolar e iniciativas ao melhor acompanhamento aos estudantes. A proposta foi apresentada pelo Ministério da Ciências Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) num seminário que decorreu esta sexta-feira, 28 de outubro, na cidade de Braga.

O objetivo do projeto passa por apontar para os “bons exemplos” de medidas criadas pelas instituições de ensino nesta área e descobrir previamente quando os alunos desistem dos estudos. Neste sentido, o programa dá prioridade aos estudantes do primeiro ano visto que esta “fase de integração é particularmente crítica” e crucial para o futuro de um jovem. Segundo o secretário de Estado de Ensino Superior, Pedro Teixeira, “se o primeiro ano corre bem, o percurso de um aluno não tem muitos sobressaltos, se o primeiro ano corre mal, a probabilidade de abandono e de insucesso escolar tende a aumentar”.

Assim, o MCTES destaca alguns projetos que podem fazer a diferença no combate ao abandono escolar. É exemplo o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave que está a desenvolver um sistema de monitorização e sinalização de certos riscos que podem levar ao abandono e insucesso escolar dos estudantes. Outros exemplos que vão ser apresentados no seminário é o projeto da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro que aposta na inteligência artificial e a Universidade do Porto que está a desenvolver um protótipo que vai analisar a informação sociodemográfica e de desempenho académico dos estudantes em anos anteriores. Além disso, o MCTES vai apresentar ainda o Programa de Acolhimento e Integração dos Novos Estudantes que vai apoiar e estimular os estudantes a participarem em atividades culturais.

Nesta medida, as universidades e os politécnicos podem candidatar-se junto da Direção Geral de Ensino Superior (DGES) podendo receber cerca de 20 mil euros para o desenvolvimento dos projetos.