Vimaranenses jogaram 50 minutos com menos um elemento.
O Vitória SC somou, este sábado, o quarto encontro consecutivo na Liga Bwin sem perder, ao derrotar o FC Paços de Ferreira, no Estádio Capital do Móvel, por 1-0. Um golo madrugador de Nélson da Luz decidiu um encontro marcado por três expulsões e mais de uma dezena de cartões amarelos.
Os primeiros instantes da partida foram de domínio local, com os pacenses a somarem algumas aproximações perigosas, prontamente desfeitas pela linha defensiva vitoriana. Aproveitando o pendor ofensivo dos castores, o Vitória tentou explorar o espaço nas costas da defensiva adversária através das arrancadas de Nélson da Luz.
Aos seis minutos, surgiu o primeiro sinal de perigo, mas a iniciativa do extremo angolano acabou num remate ao lado de Tiago Silva. Três minutos volvidos, a turma de Moreno voltou a apostar na mesma fórmula, desta vez com mais sucesso. Nélson da Luz recebeu o esférico ainda antes do meio campo, avançou até à área contrária, onde driblou Ferigra, e rematou cruzado para o seu primeiro golo no campeonato.
Em desvantagem no marcador, os pacenses intensificaram ainda mais o ataque à baliza contrária, pertencendo a Adrián Butzke as principais oportunidades de golo. Ao minuto 16, o ponta de lança espanhol cabeceou colocado, mas Bruno Varela impediu a festa.
Sete minutos depois, o mesmo atleta foi incapaz de dar seguimento ao cruzamento de Uílton, atirando ao lado, mesmo com o guardião vimaranense já fora da jogada. Pouco depois da meia hora, foi a vez do Vitória criar perigo através de Anderson Silva, que disparou para defesa de Vekic.
Pouco antes do intervalo, os vimaranenses ficaram reduzidos a dez elementos com a expulsão de André Amaro. O vitoriano travou Matchói Djaló perto da grande área de Varela e viu o segundo cartão amarelo.
Tentando aproveitar a inferioridade numérica dos visitantes, o FC Paços de Ferreira ameaçou o golo por mais duas ocasiões antes do intervalo. No entanto, Matchói Djaló viu o seu remate travado em cima da linha por Afonso Freitas, ao passo que Nigel Thomas não conseguiu bater o capitão dos vitorianos.
A segunda parte acabou por ser parca em oportunidades de real perigo para ambas as balizas. Muito por culpa da boa organização defensiva dos Conquistadores, que foi limpando com relativa facilidade todas as investidas dos castores.
Ainda assim, Antunes ficou perto do golo, mas o violento remate do capitão pacense passou ligeiramente por cima da barra da baliza de Bruno Varela. Já dentro dos últimos dez minutos, uma má abordagem do guarda redes vimaranense quase deitou tudo a perder. Mas, Villanueva compensou o erro do companheiro e afastou a bola que se encaminhava para a baliza deserta.
Até final, ainda houve tempo para duas expulsões de jogadores da casa. Primeiro, foi Antunes a travar André André numa saída para o contra ataque e a ser admoestado com o segundo amarelo. No tempo de descontos, foi a vez de Nuno Lima, que só durou 15 minutos no relvado e foi expulso também por duplo amarelo após um toque na face de Jota Silva.
Com este triunfo, o Vitória SC fixou-se no 9º posto, com 14 pontos, a apenas 2 do quinto lugar que dá acesso às competições europeias. O FC Paços de Ferreira continua sem conhecer o sabor da vitória, seguindo no 17º e penúltimo lugar com apenas dois pontos somados.
Ambas as equipas viram agora atenções para a Taça de Portugal. A formação orientada por Moreno tem encontro marcado para o próximo domingo, dia 16, pelas 15h00 , no tereno do CF Canelas 2010, num desafio a contar para a terceira eliminatória da prova-rainha do futebol português.