Minhotos entram no campeonato com uma derrota

O Vitória SC deslocou-se, este sábado, ao reduto do Sporting CP, em partida relativa à 1ª jornada da Liga Una Seguros 2022/23. Num jogo extremamente equilibrado, a formação minhota esteve em vantagem por dois sets a zero, mas os leoninos conseguiram operar a reviravolta no marcador.

O primeiro set da partida não foi nada revelador, de modo que se desenvolveu ponto a ponto pelas equipas, com um placar equilibrado. Quando uma das formações conseguia ultrapassar um ponto no placar, o outro em seguida pontuava e empatava novamente a contagem.

A partir da metade do set, o Sporting CP começou a apresentar erros no side out e na saída de bola, o que possibilitou ao seu adversário começar a usar preferencialmente o contra-ataque. O primeiro tempo de descanso foi pedido pelo técnico do Sporting CP logo após a equipa visitante pontuar com um belo ás.

A equipa vimarenense apresentou um bom entrosamento durante o primeiro set, com grandes bloqueios de bola pelo líbero e pelo ponta da equipa. Para além disso, os vimaranenses conseguiram contrariar os bloqueios adversários e garantiram a vitória do primeiro set por 22-25.

O segundo set seguiu o ritmo do primeiro, mas a formação minhota destacou-se pela quantidade de blocks em conjunto com a boa visão de jogo e o aproveitamento das oportunidades de contra-ataque, que garantiram o placar de dois sets a zero para o Vitória SC. Por sua vez, o terceiro set contou com grandes oportunidades para a equipa do Sporting, que lutou até ao final com muita calma e conseguiu garantir uma vantagem de quatro pontos sobre o adversário, que lhes ajudou a fechar o set alguns minutos depois com 25-22.

A partir do quarto set, notou-se uma enorme força de vontade de Sporting que lhes garantiu uma vantagem no placar durante uma boa parte do set, que contou com defesas brilhantes do líbero da equipa. Os leoninos acabariam por conseguir por fechar o quarto set por 25-23.

Com um clima extremamente tenso e agitado, a partida encaminhou-se para o quinto e último set decisivo, o tie-break, que contou com grandes pontos e com o placar sempre muito encostado. No entanto, o jogo terminou no tie break com a vitória da formação da casa por 15-10 que, apesar de ter apresentado um desempenho mais baixo no início da partida, ainda foi a tempo de recuperar a sua intensidade de jogo para conseguir levar a vitória do confronto contra o Vitória SC por 3 sets a 2.

Com esta derrota, o Vitória SC fica no oitavo lugar da Liga Una Seguros. O próximo encontro da formação minhota será a receção ao Leixões SC no próximo Domingo, dia 16 de Outubro, pelas 16h30.