O vencedor só ficou decidido no prolongamento.

O Vitória SC defrontou este sábado o CP Esgueira para a quarta jornada da Liga Betclic. No Pavilhão Unidade Vimaranense, foi a equipa da casa que saiu vencedora, com o resultado final de 96-95, naquele que foi um dos encontros mais emocionantes da temporada até agora.

No primeiro período, a equipa visitante mostrou uma grande superioridade, aproveitando os erros do adversário e das transições ofensivas para conseguir um parcial de 0-11. No final do primeiro quarto, o CP Esgueira possuía uma vantagem de 17 pontos (11-28). No início do segundo período, a diferença chegou aos 19 pontos, a maior do encontro, mas os vimaranenses acabaram melhor, reduzindo a desvantagem para 13 pontos (36-49).

Mas foi na segunda metade do jogo que os conquistadores se superaram, com melhorias tanto na defesa como no ataque. Os vimaranenses conseguiram terminar o terceiro período a apenas três pontos dos esgueirenses (62-65).

No último quarto, o jogo ficou equilibrado, com o Vitória SC a conseguir finalmente a vantagem que tanto procurou, a cinco minutos do término do encontro. Os últimos segundos foram dignos de um filme de Hollywood, com o CP Esgueira a conseguir a liderança com um triplo do base internacional sub-20 português, Miguel Monteiro, com quatro segundos apenas por jogar. Com dois pontos de diferença no marcador, Jacob Tubbergen colocou o pavilhão todo de pé com o empate a apenas um segundo do final do jogo, levando o encontro para prolongamento com o numerário a 89-89.

No prolongamento, existiu ainda mais emoção, com a estrela da equipa Anthony Roberts a concretizar dois lances livres, colocando os vimaranenses com a vantagem mínima no marcador a 12 segundos do final, ditando o regresso aos triunfos do clube da cidade de Guimarães, por 96-95. Com esta vitória, o Vitória SC empata com o Esgueira na tabela classificativa, com duas vitórias e duas derrotas.

Em relação às performances individuais, no lado dos Conquistadores quem se destacou mais foram os americanos Jacob Tubbergen, com 24 pontos e nove ressaltos, e o jovem de 22 anos Anthony Roberts, que somou também 24 pontos. A equipa aveirense teve como destaques o jovem português de 19 anos Miguel Monteiro (com 26 pontos e seis triplos concretizados) e o americano Ryan Ogden, que foi o melhor marcador do encontro com 30 pontos, 9 ressaltos e 5 roubos de bola.

O Vitória SC ocupa assim, à condição, o quarto lugar da tabela. O conjunto de Guimarães irá regressar à competição no dia 15 de outubro, na casa do Sporting CP. O duelo está marcado para as 18h00.

Recorde ainda: Vitória SC sai derrotado na visita a Ovar