A expulsão de Afonso Freitas, aos 26 minutos, dificultou a vida da equipa orientada por Moreno.

A 12ª jornada da Liga Bwin pôs frente-a-frente o quinto e sexto classificados. De um lado, o Sporting Clube de Portugal, numa das suas fases menos positivas dos últimos anos; do outro, o Vitória Sport Clube, que vinha de uma série de sete jogos sem perder, dos quais cinco vitórias.

O começo da partida viu a equipa da casa a demonstrar vontade de dar fim ao seu mau momento, criando oportunidades para inaugurar o marcador. Aos 26 minutos chegou aquele que viria a ser um dos momentos mais determinantes da partida, com a expulsão de Afonso Freitas por acumulação de cartões amarelos (o primeiro aos 17 minutos).

Desde então, o jogo viu um Sporting CP mais confortável e ofensivo, perante um Vitória SC menos ativo e, até mesmo, um pouco perdido. A narrativa da partida acabou por rondar um homem bastante conhecido da família vimaranense, Marcus Edwards. O extremo inglês foi lançado por Rúben Amorim aos 33 minutos, de modo a atacar uma defesa do Vitória em inferioridade numérica. O ex-jogador da equipa de Guimarães acabou por cumprir a “lei do ex”, inaugurando o marcador aos 34 minutos e, assim, tranquilizando as bancadas vestidas de verde e branco.

Após o golo, os leões ficaram mais confortáveis dentro de campo, contrariamente aos jogadores do Vitória SC, que se viam incapazes de dar resposta ao adversário. O segundo golo surgiu seis minutos depois do primeiro, com assinatura do japonês Hidemasa Morita.

Os segundos 45 minutos acabaram por contrastar com a primeira metade do encontro, vendo duas equipas aparentemente conformadas com o 2-0 estabelecido ao intervalo. Contudo, as redes defendidas por Bruno Varela voltaram a ser violadas por Marcus Edwards, que bisou na partida, após um remate desviado em Bamba, que traiu o guarda-redes vitoriano.

A bola voltaria, ainda, a entrar na baliza dos conquistadores, após um grande remate de fora da área de Paulinho. A festa do avançado não durou muito tempo, sendo o golo invalidado por fora-de-jogo do jogador leonino. No final do jogo, o marcador registou o 3-0, a favor da equipa caseira.

Com este resultado, os leões ultrapassam os vimaranenses, que descem agora para o sexto lugar. Na próxima jornada, a equipa minhota recebe, no Estádio D. Afonso Henriques, os madeirenses do CS Marítimo. O jogo está marcado para as 15h30 do próximo domingo.

Recorde ainda: Vitória SC vence FC Famalicão em dérbi minhoto