O 10º álbum de estúdio de Taylor Swift, é o maior álbum de 2022. Lançado a 21 de outubro e retomando a sonoridade pop, Taylor entrega um ilustre álbum de reflexão. Midnights consegue ser uma viagem aos pensamentos da compositora e de conexão do ouvinte com os mesmos.

Forbes
Foi em 29 de agosto que a cantora surpreendeu o público ao anunciar um novo álbum, durante a aceitação do seu prémio nos MTV Music Awards, já que se encontrava numa fase de relançamento dos seus antigos álbuns.
No entanto, não foi surpresa quando revelou que o conceito seria “13 noites não dormidas”, pois ao longo da sua carreira já descreveu o caos das suas madrugadas em variadas músicas. O sucesso inigualável deste álbum já marcou este ano, após as 24 horas do seu lançamento quebrou os mais diferentes recordes a nível de vendas, streaming e entre outros. Voltando assim, a reafirmar a sua posição na indústria musical.
Levando-nos de volta as antigas eras pop de Taylor, Midnights está cheio de influências de sintetizadores. Isto com a colaboração de Jack Antonoff, o seu parceiro musical de longa data, com qual co-escreveu e co-produziu grande totalidade do álbum. Apesar de abandonar o indie-folk dos álbuns folklore e evermore, reparamos que ambos deixaram uma grande marca na maneira que a Taylor escreve as suas músicas e a prova é este disco.
Assim, o álbum começa com a faixa “Lavander Haze” onde se destacam os arranjos vocais e o som suave da música que captura sentimentos de um relacionamento no estilo lua de mel. O primeiro single oficial, “Anti-Hero”, faz questão de mostrar as inseguranças da cantora que surgiram devido aos holofotes, mas de forma divertida e com uma melodia alegre. Lana Del Rey surge na música “Snow On The Beach”, mas apenas como vocais de fundo e, apesar do dueto deixar muito a desejar, a combinação das vozes de ambas tornou a música um tanto intrigante.
A quinta canção é “You’re On Your Own Kid” tem um tom melancólico, mostra uma interessante narrativa sobre as coisas transcendentes ao longo do crescimento. Com a temática de reflexão sobre um relacionamento passado, surgem as faixas “Maroon”, “Labyrith” e “Question…?”. Por outro lado, Taylor relata sobre acabar um relacionamento em “Midnight Rain” através de uma mistura de alguns sons de sintetizador e de uma belíssima letra, transformando-a facilmente numa favorita. Já “Vigilante Shit” e “Karma” oferecem um contraste, onde uma, tem a batida mais pesada e obscura e que remete a vingança, no entanto, a outra mostra uma versão entusiasmante de como o karma afeta as pessoas que já lhe fizeram mal.
O segundo single da era, “Bejeweled”, é uma faixa animada que demonstra as frustrações com a pessoa com quem namora. “Sweet Nothing” é uma composição de Taylor juntamente com o seu namorado, Joe Alwyn. A sua melodia é composta em grande parte no piano e demonstra que mais nada é esperado desse amor, consegue ser uma das mais bonitas do álbum. “Mastermind” encerra a versão standart e clarifica que “nada foi acidental” numa história de amor planeada, mas que não muda em nada porque a outra pessoa sempre o soube.
Uma outra surpresa da americana, foi o lançamento de uma outra versão do álbum, 3 horas após o lançamento do original. Além das 13 faixas já existentes inclui sete novas faixas. Na produção, além de Antonoff também aparece Aaron Dessner, que traz um novo som para estas madrugadas.
Estas novas músicas encaixam perfeitamente no álbum, presenteado incríveis temas como “Would’ve, Could’ve, Should’ve”, na qual Taylor relembra um relacionamento que a marcou profundamente, de maneira negativa, e é sem dúvida uma das melhores do disco. Ou “Bigger Than the Whole Sky”, uma faixa tocante que expressa o perder alguém demasiado cedo e marca completamente aqueles que já sentiram este mesmo sentimento de perda. Inclui também outras canções como “The Great War”, “Paris”, “High Infidelity”, “Glitch” e “Dear Reader”.
Midnights é um ótimo álbum que oferece não só letras um tanto pesadas e complexas, mas também outras menos sérias e mais leves. A gravação deixa, também, um certo interesse para o que a Taylor nos presenteara na sua próxima tour.
Artista: Taylor Swift
Álbum: Midnights
Editora: Republic Records
Data de Lançamento: 21 de outubro de 2022