Amesterdão, um filme cheio de espectativa, chegou aos cinemas portugueses no dia 27 de outubro de 2022. O muito esperado regresso do controverso realizador, David O. Russel, gerou opiniões bastante distintas.

Esta obra cinematográfica conta-nos a história de três melhores amigos. Burt Berendsen (Christian Bale) e Harold Woodsman (John David Washington) conheceram-se no campo de batalha da Primeira Guerra Mundial. Valerie Voze (Margot Robbie), era enfermeira e conheceu-os quando estes se lesionaram na linha da frente da guerra. Após o final da guerra, os amigos decidem viajar para Amesterdão, onde a sua amizade ganha mais laços.

 

O desenrolar da narrativa sofre um salto temporal para 1930, em Nova Iorque, quando estes companheiros presenciam um assassinato e tornam-se os principais suspeitos. Na tentativa de “limparem” os seus nomes, descobrem um dos maiores segredos da história americana.

Dito isto, esta longa-metragem sofreu muitas críticas negativas. Não só pelo facto de a escrita do enredo ser pobre e mal desenvolvida, mas também pelas polémicas em que o seu diretor se envolveu. A mais recente, e mais grave, sendo a confissão de ter assediado fisicamente a sua sobrinha.

 

Quanto aos atores possui um elenco de fazer inveja que conta com grandes nomes como Christian Bale, Margot Robbie, Robert de Niro, Anya Taylor-Joy, Rami Malek e muitos mais.  A fotografia é satisfatória ao olhar, sendo classificada como excelente.

Com tudo isto, podemos agradecer a David O. Russel por ter conseguido reunir um conjunto de atores com alta posição na indústria filmográfica, mas mesmo assim, não consegue fugir às críticas negativas tendo recebido uma percentagem de 33% no Rotten Tomatoes.