A candidata tem como propósito criar proximidade com a comunidade académica e trabalhar por uma Academia mais justa.

A atual presidente do Núcleo de Estudantes de Ciência Política da Universidade do Minho (NECP) é candidata ao Conselho Fiscal e Jurisdicional (CFJ) da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) para o ano 2023. O anúncio da candidatura foi feito este sábado, dia 5 de novembro, através do Instagram.

No comunicado, Daniela Amorim salienta a importância do movimento associativo estudantil ser “um projeto em constante discussão que promova o espírito crítico e o avanço por uma educação de qualidade”. Algo só possível de alcançar, “com a união dos alunos”.

A iniciativa da candidatura foca-se, assim, na aproximação do corpo estudantil dos órgãos que o representam e na asseguração de que o CFJ esteja à altura de cumprir os seus “objetivos, de garantir a transparência, o rigor e a autonomia”. A estudante afirma estar confiante na sua equipa para cumprir com estes objetivos.  “Sigo confiante de que reúno em mim e na minha equipa todas as condições e motivações para assumir este projeto de fazer mais por esta Academia”.

A estudante de Ciência Política termina enunciando os ideais que vão ser a base da candidatura da lista. Por “uma Academia mais transparente, democrática e próxima da comunidade estudantil”, competindo ao CFJ o desenvolvimento de atividades “de forma séria e independente”.

O calendário eleitoral deste ano para a eleição dos órgãos de governo da AAUM vai ser aprovado na próxima segunda-feira, dia 7 de novembro, na Reunião Geral de Alunos.