Ato eleitoral acontece no próximo dia 6 dezembro.

Começa esta terça-feira, dia 29 novembro, a campanha eleitoral para as eleições da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM). O ComUM explica-te o que precisas de saber sobre cada órgão que representa os estudantes na academia minhota.

Antes de mais, o que é a AAUM? Foi fundada em 1977 com o principal “intuito de responder às necessidades dos estudantes, sendo a estrutura representativa e comunitária dos estudantes da Universidade”. Assim, a Associação tem como principal função a representação dos alunos minhotos nos órgãos de decisão da instituição.

As eleições para a AAUM destinam-se à escolha dos três órgãos sociais: Direção, Mesa de Reunião Geral de Alunos e Conselho Fiscal e Jurisdicional (CFJ). Para a eleição da Direção e da Mesa, é eleita a lista que obtiver maioria. A eleição do CFJ é feita através do Método de Hondt.

As eleições deste ano contam com duas candidatas à Direção. Margarida Isaías, pela lista A – Amanhã é Agora e Inês Castro, pela lista M – Unir, Lutar, Mudar.

Para a Mesa da Reunião Geral de Alunos concorrem igualmente duas listas. Miguel Lima, pela lista B – Envolver Academia e Sofia Lucas, pela lista E – Encorajar Mudança.

O Conselho Fiscal e Jurisdicional é igualmente palco de dois candidatos. Daniela Amorim, pela lista D – Democratizar a Academia e Pedro Antunes, pela lista C – Centrado na Exigência.

Direção

A Direção é o órgão executivo máximo da AAUM, assegurando a sua administração e gestão corrente. É função da Direção representar a Associação e assegurar o seu funcionamento permanente bem como, elaborar o seu plano de atividades e orçamento e o relatório de atividades e contas.

Dentro da Direção funcionam vários departamentos Sendo eles, a Presidência, o Departamento de ação educativa e associativismo, o Departamento de administração, o Departamento de comunicação, o Departamento cultural e tradições académicas, o Departamento de desenvolvimento de carreiras, o Departamento desportivo, o Departamento recreativo e o Departamento social.

Mesa da Reunião Geral de Alunos

Também designada por Mesa, é composta por cinco membros, sendo um presidente, um vice-presidente, três secretários e ainda um suplente. Cabe a este órgão expandir a convocação da Reunião Geral de Alunos (RGA) e dirigir os seus trabalhos.  É sua função também escrever as atas em minuta de cada Reunião Geral e disponibilizá-las. Tem também de assumir as funções de comissão diretiva, em conjunto com o Conselho Fiscal e Jurisdicional (CFJ).

A Reunião Geral de Alunos é o órgão deliberativo máximo da AAUM, onde todos os estudantes podem e devem participar. É na RGA que são tomadas as principais decisões da Associação, assim como é definida a orientação da ação da AAUM em alguns assuntos.

Conselho Fiscal e Jurisdicional (CFJ)

Também designado por CFJ, é um órgão de fiscalização e jurisdição da AAUMinho. Compete-lhe, assim, o controlo das atividades financeiras e administrativas da Direção da Associação bem como, o acompanhamento da execução orçamental em função das atividades realizadas. O CFJ trata também de emitir os pareceres sobre o orçamento e plano de atividades que são propostos, assegurando assim a gestão da AAUM, conjuntamente com a Mesa da RGA.

Todos os alunos inscritos na Universidade do Minho (UMinho) possuem o direito de voto nas eleições para a Associação Académica.