Famalicão antecipa a magia natalícia ao trazer diferentes programas ao concelho.

Este ano, o lugar do Natal é em Famalicão. O concelho começa as suas atividades a 1 de dezembro, com uma campanha natalícia promovida pela autarquia, em conjunto com Associação Comercial e Industrial de Famalicão (ACIF).

As diferentes atividades dinamizadas pelo programa vão ser distribuídas pelos diferentes dias do mês de dezembro. A partir do dia 1, a cidade vai ficar iluminada de tons característicos do Natal e sons natalícios vão ressoar pelas diferentes ruas, bem como nas vilas de Ribeirão, Joane e Riba de Ave. A Praça D. Maria II vai ainda reproduzir um espetáculo de multimédia.

Apesar da iluminação cobrir vários pontos atrativos do município, Mário Passos, presidente da Câmara Municipal, reforçou a ideia de poupança energética, já que existe uma redução de gastos de cerca de 12% com recurso a luzes LED. Por outro lado, o Mercado de Natal é novamente uma das grandes atrações a ser visitada em Famalicão, dividido em duas zonas: uma destinada à venda de produtos artesanais e tradicionais e outra destinada a vender street food. 

Dos dias 11 a 24 de dezembro vai ser dinamizada uma atividade que apela ao lado mais humano dos famalicenses com a abertura de uma cabana solidária. O Pai Natal vai animar os mais novos a partir da tarde de 11 de dezembro. As atividades continuam com experiências que são antecipadas por todas as idades: pista de gelo, carrossel, circo e comboio. Vão ser distribuídos, gratuitamente, dez mil bilhetes para o circo e cinco mil para a pista de gelo pelas crianças do concelho, oferta esta financiada pela Câmara Municipal. Os carrosséis e comboios têm as suas manhãs reservadas para instituições de ensino e de apoio à terceira idade, dinamizada pela ACIF.

Estes programas estão inseridos num programa cultural e recreativo que percorre o mês de dezembro e pretende reunir famalicenses. Para além disso, no dia 23 de dezembro, decorre a S. Silvestre de Famalicão e nos dias 12 e 31 de dezembro, os concertos de Natal, que incluem “Comunidades em Coro”, animação de rua ou showcooking.