Uruguai, Coreia do Sul e Gana são os adversários da turma lusitana.

Com o Campeonato do Mundo no seu começo, os olhos estão todos direcionados para o Qatar. O grupo da Seleção Nacional, o grupo H, é o último grupo da competição. Pela frente, Portugal vai encontrar o Gana, a Coreia do Sul e o Uruguai, que eliminou a seleção portuguesa nos oitavos de final do Mundial 2018.

A seleção do Gana possui apenas três participações em Mundiais, desde 2006 a 2014, sendo que em 2010 tiveram a sua melhor prestação. Os ganeses chegaram aos quartos de final, onde foram eliminados pelo Uruguai, também presente neste grupo. Embora tenham pouca experiência em Campeonatos do Mundo, a seleção ganesa conta com jogadores conhecidos como Denis Amartey (Leicester FC), Thomas Partey (Atlético Madrid), Adbul Fatawu (Sporting CP) e contam também com o recém-chegado Iñaki Williams. O jogador do Athletic Bilbao naturalizou-se ganês podendo assim representar a seleção africana.

O Uruguai é a única seleção nacional no grupo H que já levantou o troféu desta competição. Os sul-americanos venceram a competição em 1930 (ano em que organizaram a mesma) e em 1950. Os uruguaios vão disputar a competição pela 14ª vez , sendo das dez equipas com mais participações no Mundial da FIFA. O Uruguai apresenta-se como uma grande ameaça, contando com jogadores com Darwin Nuñez do Liverpool, os sportinguistas Sebastián Coates e Manuel Ugarte, Federico Valverde do Real Madrid e veteranos como Luis Suárez e Diego Godín, entre muitos outros nomes conhecidos.

A Coreia do Sul, treinada pelo português Paulo Bento, não falha o Campeonato do Mundo desde 1986, tendo o seu melhor desempenho em 2002 (ano em que organizaram o Mundial em conjunto com o Japão), onde alcançaram o quarto lugar da competição. Desde a chegada de Paulo Bento à seleção sul-coreana, a equipa conta com 19 vitórias, quatro empates e cinco derrotas em 28 jogos. Os tigres da ásia contam com jogadores como Hwang Hee-Chan (Wolverhampton), Kim Min-jae (Nápoles) e Son Heung-min (Tottenham). A estrela dos Spurs recuperou da lesão a tempo de ser convocado.

Por último, falamos da seleção portuguesa. A seleção das quinas não falha a qualificação para o Campeonato do Mundo desde 2002, sendo esta a sua oitava participação. Antes de 2002 só se qualificara duas vezes: em 1986 e em 1966, ano em que obteve a sua melhor classificação, o terceiro lugar. A equipa de Fernando Santos tem muitas opções de qualidade, desde jogadores novos como Nuno Mendes (Paris Saint-Germain), Vitinha  (Paris Saint-Germain) e João Félix (Atlético de Madrid) até jogadores mais velhos como Pepe (FC Porto), Danilo Pereira (Paris Saint-Germain) e, claro, Cristiano Ronaldo (Manchester United), que conta já com cinco participações no Campeonato do Mundo. A qualidade da equipa é inegável, mas Portugal tem vindo a demonstrar alguma falta de eficácia nos jogos importantes, como a falha da qualificação direta para o Mundial frente à Sérvia.

Jogadores a ver

Uruguai: Federico Valverde (Real Madrid) e Manuel Ugarte (Sporting CP) são dois jogadores que podem vir a ser essenciais nesta equipa. Valverde é titular regular no Real Madrid e Ugarte tem demonstrado inúmeras qualidades na equipa portuguesa.

Portugal: Na seleção das quinas, Cristiano Ronaldo (Manchester United) e Diogo Costa (FC Porto) são dois jogadores a manter o olho. Ronaldo, com 37 anos, tem uma última chance para vencer o Campeonato do Mundo. Já Diogo Costa participa na sua primeira grande competição pela seleção A e as suas recentes prestações pelo FC Porto mostram que tem capacidade para assumir o papel de guarda-redes principal da seleção nacional.

Coreia do Sul: Son Heung-min (Tottenham) é um jogador importante que poderá ajudar imenso a Coreia do Sul, mas com a sua recente lesão poderá levar a alguma queda na sua forma. Kim Min-jae, central do Nápoles, poderá ser uma peça importante na defesa sul-coreana. O atleta está em destaque esta época, na Série A de Itália.

Gana: Iñaki Williams (Athletic Bilbao) pode vir a ser o jogador a destacar-se pelo Gana. É a sua primeira vez num palco internacional e vai procurar agarrar o momento para mostrar as suas qualidades.

Recorde ainda: Grupo G: Brasil em busca de ser hexacampeão no Mundial