Famalicenses perdem frente ao Sporting em casa pela primeira vez desde a época 2016/2017
O FC Famalicão recebeu, este domingo, o Sporting CP, num jogo a contar para a 13º jornada da Liga Bwin, com arbitragem de Artur Soares Dias. O FC Famalicão procurava afastar-se do fundo da tabela classificativa antes da paragem do campeonato.
Na primeira parte do jogo, observou-se um claro domínio leonino no Estádio Municipal de Famalicão. A equipa da casa encontrou grandes dificuldades em manter a posse da bola, devido à pressão alta aplicada pelo Sporting CP.
O Sporting CP criou várias oportunidades de golo ao longo da primeira parte, sendo a primeira por Pedro Gonçalves ao minuto 18 com um remate contra Luiz Júnior. Embora as várias oportunidades criadas, a equipa de Lisboa revelou uma falta de aproveitamento no momento da finalização.
No entanto, a equipa de Rúben Amorim conseguiu chegar ao golo ao minuto 41, após Luíz Júnior ter feito um mau passe para Pelé, que não conseguiu rececionar da maneira correta e acabou por passar a Paulinho. Este picou a bola por cima do guarda-redes brasileiro e Trincão meteu a bola dentro da baliza minhota já em cima da linha de golo.
O segundo golo do Sporting surgiu na sequência de um penálti,já no tempo de desconto da primeira parte, após um toque com o braço de Rúben Lima, lateral esquerdo da equipa minhota. O penálti foi cobrado por Pedro Gonçalves, que fez assim o 0-2.
Após o apito para o fim da primeira parte, gerou-se um momento de confusão em campo, após um desentendimento entre Matheus Reis e Puma Rodríguez. Este desentendimento levou a um grande alvoroço no relvado entre jogadores e equipas técnicas de ambas as equipas. Artur Soares Dias interferiu na confusão, atribuindo cartões amarelos a Matheus Reis e Jeremiah St. Juste (Sporting CP) e Puma Rodríguez (FC Famalicão).
A segunda parte revelou-se mais nivelada com um Sporting CP a jogar de forma menos ofensiva por causa da vantagem no marcador e um FC Famalicão que procurava dar a volta ao marcador. Aos minuto 49, Cadiz cabeceou para as mãos de Ádan. A formação leonina, apesar de jogar mais defensivamente, conseguiu chegar ao terceiro por intermédio de Morita, mas este viria a ser anulado por fora de jogo.
No decorrer do minuto 67, Pelé saiu de campo para dar a vez a Ivan Jaime, que não desperdiçou a oportunidade dada por João Pedro Sousa, treinador do FC Famalicão. Dez minutos depois, o jogador espanhol de 22 anos marcou um belo golo acrobático, devolvendo assim a esperança aos adeptos famalicenses de um bom resultado. Os famalicenses procuraram este bom resultado, mas a defesa leonina conseguiu manter a vantagem no marcador, garantindo assim a vitória por duas bolas a uma.
Com esta derrota, o FC Famalicão permanece na 14ª posição da Liga Bwin com onze pontos somados. Os famalicenses têm agora encontro marcado para o dia 26 de novembro devido à pausa da Liga Bwin para o Mundial 2022, que se realiza no Qatar. Nessa partida, a formação minhota defrontará o Académico de Viseu, relativo à Taça da Liga.