Brittany Murphy foi a estrela de muitas obras cinematográficas que se tornaram icónicas e intemporais. A atriz faria, no dia 10 de novembro, 42 talentosas primaveras.

Brittany Murphy-Monjack nasceu a 10 de novembro de 1977, em Atlanta, Estados Unidos da América. Sem possuir irmãos, mudou-se, aos dois anos, com a mãe para New Jersey após o divórcio dos pais.

Desde criança que a atriz ambicionava os palcos. O seu percurso começou como o de muitas estrelas de Hollywood: fazendo aulas de dança, teatro e canto. Foi assim que Brittany começou por aparecer em anúncios publicitários. Aos 13 anos, a estrela conseguiu o seu primeiro papel numa sitcom de 1991, intitulada Drexell’s Class.

Porém, foi o papel de Tai Frasier em As Meninas de Beverly Hills,  que impulsionou a carreira da jovem atriz. O sucesso do filme e o carinho pela personagem de Brittany (que criou icónicas cenas como “You’re a virgin who can’t drive” e “Rollin’ with the homies”) permitiu que esta atuasse em uma variedade de géneros com grandes papéis. Destacam-se o drama musical 8 Mile, a comédia romântica Casados de Fresco e o drama biográfico Vida Interrompida.

Contudo, o público foi capaz de notar uma extrema mudança em Brittany. Após a estreia de As Meninas de Beverly Hills, a atriz passou por uma “super makeover”: pintou o seu cabelo de loiro e emagreceu bastante. Ou seja, tornou-se no estereótipo de celebridade de Hollywood nos inícios dos anos 2000.

Esta notável mudança fez com que surgissem rumores que a atriz estivesse a consumir “drogas pesadas”, a passar por algum transtorno alimentar ou até as duas coisas ao mesmo tempo. Apesar de Brittany ter negado sempre os rumores dos media, a perda de peso acompanhou toda a sua carreira e, consequentemente, os rumores adjacentes.

Isso justifica o porquê da morte de Brittany Murphy a 20 de dezembro de 2009, ser ainda um tema relevante na esfera da cultura pop. A causa de óbito foi apurada como pneumonia aguda.  No entanto, os rumores à volta da perda de peso da atriz, aos relatos antes do falecimento desta e à sua espontaneidade abrem portas para inúmeras teorias sobre o assunto. De facto, a contínua relevância do acontecimento permitiu a realização de um documentário na plataforma de streaming HBO, intitulado de What happened, Brittany Murphy?, lançado em 2021.