Dia 17 de novembro celebra-se o 80º aniversário do famoso realizador, ator e argumentista Martin Scorsese. O americano acumulou diversos prémios ao longo dos últimos 59 anos de carreira, sendo hoje considerado um dos melhores realizadores da história do cinema.

Scorsese é descendente de italianos e vivia no bairro Little Italy, em Manhattann e, após ter sido recusado num missionário, dedicou a sua atenção ao ramo da cinematografia. Desde cedo foi percetível o lado ambicioso e ousado do realizador. Apesar de ter começado a sua carreira no início de década de 60, não foi até a meados da próxima década que Martin Scorsese teve a sua explosão de fama e reconhecimento. Esta deve-se principalmente ao aclamado filme Taxi Driver, que chocou o mundo do cinema e conta com a participação de um jovem Robert de Niro.

Apesar de ter sofrido com alguns problemas de saúde mental e vício de drogas nesse período, a década de 80 foi de sucesso para Martin Scorsese. Filmes como Raging Bull, The King of Comedy ou After Hours – valeu-lhe o prémio de melhor realizador em Cannes – são os exemplos mais notórios do seu trabalho na década octogenária.

Inicia o fim do século XX com o clássico Goodfellas, que serviu como resposta a algumas críticas negativas que vinha a receber nos anos anteriores. No resto da década lançou vários clássicos muito populares como Cape Fear, Casino ou Bringing Out the Dead.

É difícil escolher um pico numa carreira tão consistente como a de Scorsese. No entanto, é seguro dizer que a mudança de século foi muito positiva para o realizador. Depois de estabelecer uma parceria com Robert de Niro em vários filmes, o realizador americano sincronizou-se com um novo gigante da nova geração – Leonardo DiCaprio. Com este, trabalhou em vários filmes que tiveram um impacto na cultura popular como Gangs of New York, The Aviator, The Departed, Shutter Island ou The Wolf of Wall Street.

É admirável a consistência e a longevidade da obra de Martin Scorsese. Desde a década de 70 até 2022, é notável a quantidade de clássicos da sétima arte que foram lançados pelo nova-iorquino. Desde o seu primeiro verdadeiro impacto na indústria de Hollywood com Taxi Driver até Irishman em 2019, Scorsese tem deixado um dos legados mais importantes da história do cinema. Acumula vários prémios e nomeações, no entanto, o mais notável do realizador é o impacto que deixou na indústria e a sua influência. É conhecido por nunca ter deixado de ser um realizador de culto, apesar de trabalhar com os maiores orçamentos e estrelas de Hollywood.